São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colômbia tem suspeita de 'vaca louca'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de 2.500 cabeças de gado morreram nas últimas duas semanas nas Planícies Orientais da Colômbia em consequência de uma estranha enfermidade associada à desnutrição. Uma bactéria presente nos pastos da região foi apontada como causa das mortes.
O chefe da Divisão de Pecuária do Ministério da Agricultura, Federico Vélez, declarou que o estranho mal tem origem em aspectos nutricionais, agravados pela presença da bactéria.
Nos últimos dois anos o número de mortes chega a 20 mil cabeças, vítimas do que se tornou conhecido como vaca louca "criolla". Os rebanhos que abastecem a capital colombiana são os principais afetados, segundo especialistas do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA).
A doença paralisa as patas traseiras e afeta principalmente vacas e novilhas mais gordas. Causa a morte em menos de 72 horas. Foram importadas 6.000 doses de vacina brasileira, o que não cobre 1% das reses da região.

Texto Anterior: Venezuela vai refinar gasolina junto com os Estados Unidos
Próximo Texto: Chile retira Parmalat do mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.