São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton quer comércio com a Ásia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente dos EUA, Bill Clinton, reforçou ontem sua opção pela supressão de barreiras comerciais com a região do Pacífico asiático, assim como pelo aumento das relações com a China.
Numa viagem eleitoral à Califórnia, Clinton se dirigiu aos estivadores de Long Beach, porto por onde passa mais de 25% do comércio entre os EUA e a China. Clinton sublinhou a importância dos acordos para redução de tarifas aduaneiras, obtidos com lideranças da Ásia e do Pacífico, no âmbito do Foro para a Cooperação Econômica na região (Apec), cuja primeira cúpula ocorreu em 1993 na cidade norte-americana de Seattle.
Em junho, Clinton renovou a cláusula de nação mais favorecida com a China, que contempla tarifas preferenciais. As exportações da Califórnia aumentaram US$ 25 bilhões entre 93 e 95, criando cerca de 200 mil empregos. Mais recentemente os EUA passaram a ter dificuldades com a China, perdendo contratos importantes, como na área de aviação civil para a França.

Texto Anterior: Chile retira Parmalat do mercado
Próximo Texto: Mercado volta a especular com Telebrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.