São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A 1.496 dias da Olimpíada, Sydney já recebe críticas

Australianos protestam contra 'imagem estereotipada' do país

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 já estão sendo criticados na Austrália, a 1.496 dias de seu início.
O motivo foi uma parte da cerimônia de encerramento da Olimpíada de Atlanta, no último domingo, cuja elaboração coube ao Socog (o comitê responsável pela organização dos Jogos de Sydney).
Para "apresentar a cidade que vai hospedar a próxima Olimpíada", surgiram em cena cangurus infláveis andando de bicicleta.
Desde então, jornais australianos estão sendo "inundados" por cartas de pessoas protestando pela imagem estereotipada que os organizadores passaram ao mundo.
Ric Birch, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento de Sydney-2000 e pela "parte australiana" em Atlanta-96, defendeu seu trabalho.
Birch, que nasceu em Sydney, rebateu dizendo lamentar que a cidade, "a mais cosmopolita do país, continue sendo paroquial e insular e não tenha crescido".
Bandeira
A bandeira olímpica -que tem cinco anéis representando os cinco continentes que competem nos Jogos- chegou ontem a Sydney.
Atletas e ex-atletas olímpicos carregaram a bandeira pelas ruas da cidade. O público acompanhava a passagem aplaudindo.
Essa mesma bandeira havia sido entregue pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, ao prefeito de Sydney, Frank Sartor, no encerramento dos Jogos de Atlanta.
Ela ficará guardada pela prefeitura da cidade do leste da Austrália até a abertura dos Jogos, marcada para o dia 15 de setembro de 2000.

Texto Anterior: Falta luz
Próximo Texto: Organizadores do turfe prevêem equilíbrio; Mônaco reúne atletas olímpicos em GP hoje; Campeonato Francês tem a 1ª rodada hoje; Batistuta continua na na Fiorentina até 1999; Grupo de torcedores é impedido de ir a jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.