São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liuba mostra suas esculturas vigorosas na Pinacoteca de SP

Escultora tem retrospectiva após 25 anos sem expor na cidade

CEM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um ano depois de trazer obras de Rodin a São Paulo e meses antes da exposição de trabalhos do escultor francês Aristide Maillol (que deve acontecer em outubro), a Pinacoteca do Estado mostra mais um dos "biscoitos finos" da escultura.
A grandiosa retrospectiva da brasileira de origem búlgara Liuba apresenta aos paulistanos as formas angulosas torneadas em bronze que consagraram a artista no Brasil e no exterior.
Liuba, que aos 73 anos vem dividindo seu tempo entre os ateliês de São Paulo e Paris, não realizava exposições individuais na cidade há 25 anos.
Os trabalhos da artista, que tem esculturas em acervos de museus franceses, alemães e japoneses, ficam expostos até 15 de setembro.
Vigor
A obra de Liuba demonstra força. Seu vigor é evidente nas poderosas aves, nos silenciosos totens.
Como observa Emanoel Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado e expoente da escultora brasileira, os trabalhos da artista se colocam no limite entre a figuração e a abstração.
Ao lado das pesadas esculturas, que, segundo Araújo, mesmo quando "lembram pássaros captados no ato do vôo, ainda assim, estão plantadas no chão", estão em exposição dois lados mais sutis da artista. A criadora de jóias e a desenhista.
Os 15 desenhos em nanquim sobre papel e as jóias em bronze e prata douradas mostram a versatilidade de Liuba. Flexibilidade que o escultor deve ter, já que, como testemunha Emanoel Araújo, a "escultura é sem dúvida a mais difícil das manifestações artísticas".

Exposição: Liuba
Quando: hoje, das 15h às 18h. Terça a sexta, das 11h às 18h. Sábado e domingo, das 13h às 18h. Até 15 de setembro
Onde: Pinacoteca do Estado (av. Tiradentes, 141, tel. 227-6329)

Texto Anterior: Cena 11 apresenta 'balé do cangaço'
Próximo Texto: Elza Soares abre o show do grupo Arranco de Varsóvia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.