São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inventor do motor a jato morre aos 89

Frank Whittle tinha câncer

DO "THE INDEPENDENT"

Frank Whittle, o inventor do motor de propulsão a jato -a máquina que, mais do que qualquer outra, tornou o mundo uma aldeia global-, morreu ontem aos 89 anos, depois de uma longa batalha contra um câncer no pulmão.
Whittle morreu em sua casa em Baltimore (EUA), onde ele morava desde 1976, trabalhando na nova geração de aviões supersônicos, incluindo um Concorde capaz de atingir 4.000 km/h.
Falando sobre seus planos em 1987, ele disse: "A tecnologia é factível. O único obstáculo é o dinheiro, como sempre". Ele era chamado de "pai da era do jato".
Seu conceito revolucionário, que colocou o Reino Unido na liderança da era do jato, surgiu de suas teses de ciência escritas em 1928, quando era cadete.
Ele patenteou a idéia de um motor de propulsão a jato em 1930, mas encontrou indiferença das outras pessoas.
Em 1935, ele formou uma empresa e começou a construir os motores. Em 1939, o Reino Unido assumiu que o motor de propulsão a jato poderia levar os aviões a alturas e velocidades inéditas.

Texto Anterior: Preço do grama de meteorito dispara
Próximo Texto: Rabanete pode ter causado infecção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.