São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cansado, Ieltsin inicia segundo mandato

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Aparentando cansaço, falando devagar e andando com dificuldade, Boris Nikolaievitch Ieltsin, 65, tomou posse ontem como presidente da Rússia pela segunda vez.
O presidente russo fez sua primeira aparição pública desde que foi reeleito, no dia 3 de julho.
Ele ficou 16 minutos na Sala de Congressos do Kremlin (sede do governo) e falou por apenas 45 segundos para 3.000 convidados no local e para milhões de pessoas que viram a cerimônia pela televisão.
Com trompetes, um coro e 30 tiros, Ieltsin foi saudado durante a cerimônia. Ele prestou juramento com a mão direita sobre uma edição especial da Constituição russa.
"Pelo desejo do povo, eu vou continuar o empreendimento que comecei há cinco anos", disse durante um banquete em sua homenagem depois da cerimônia.
Uma corrente de ouro foi colocada no pescoço do presidente russo, e a bandeira presidencial foi hasteada sobre o Kremlin.
A cerimônia de posse, no mesmo local em que Ieltsin recebeu seu primeiro mandato, em 1991, foi bem mais curta do que o que estava originalmente previsto.
A cerimônia havia sido planejada para ocorrer ao ar livre, mas foi transferida para dentro do Kremlin, segundo as autoridades russas, para reduzir os seus custos.
O chefe de gabinete de Ieltsin, Anatoli Tchubais, havia até estudado a coroação do último czar, há um século, para a posse de Ieltsin.
Quase imediatamente após a posse, Ieltsin formalmente indicou o premiê Viktor Tchernomirdin, 58, para continuar no cargo.
A Duma (equivalente à Câmara dos Deputados) vota o novo governo hoje. Tchernomirdin, premiê desde dezembro de 1992, deve vencer o voto de confiança.
Depois que o premiê for reconduzido ao cargo, Ieltsin deve voltar a sair da cena política e descansar.

Texto Anterior: Rabanete pode ter causado infecção
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.