São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica recupera a lactação

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Técnicas bastante simples podem fazer com que a mulher que estava praticamente sem leite (por ter interrompido o aleitamento materno) volte a amamentar seu filho exclusivamente no peito.
O procedimento é conhecido como relactação. A mulher deve colocar o bebê para mamar no peito de hora em hora e tomar bastante líquido.
O estímulo constante da sucção do bebê no peito faz com que a mulher libere maiores quantidades do hormônio prolactina -que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias.
Em cerca de uma semana, a mulher pode voltar a produzir quantidade suficiente de leite para manter seu filho exclusivamente em aleitamento materno. Nessa semana de transição, ela continua mantendo seu filho com outras fontes de alimento.
É fundamental que a mãe fique calma e tenha confiança na técnica para obter resultado.
Para as mulheres que estão praticamente sem leite, existe a possibilidade de colocar, ao lado do mamilo, uma pequena sonda (como se fosse um "canudinho") ligada a uma mamadeira.
Assim, o bebê tem um estímulo (gotas de leite da mamadeira) para sugar o mamilo. À medida que a mãe vai tendo mais leite no peito, ela deixa a sonda de lado.
Segundo Lélia, a tentativa de relactação pode ser feita se a mãe procura o pediatra até quatro meses após o parto. Depois não há vantagens tão claras.
(JB)

Texto Anterior: Nível social determina hábito
Próximo Texto: Policial quer amamentar filho até 2,5 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.