São Paulo, domingo, 11 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposições comemoram cem anos do jornal "The New York Times"

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

"The New York Times", o jornal de mais prestígio no mundo, comemora cem anos nesta terça, dia 13 de agosto, com quatro exposições e o lançamento de um livro. Não se trata de cem anos de existência, já que a publicação foi fundada em 18 de setembro de 1851, mas sim da compra do jornal à beira da falência por Adolph S. Ochs, o publisher que estabeleceu os princípios que norteiam até hoje a identidade do "NYT".
O jornal, desde então, é propriedade dos descendentes de Ochs e mantém algumas de suas marcas inalteradas, como o slogan "All the News that Fit to Print" (Todas as Notícias que Merecem Ser Publicadas), introduzido em outubro de 1896, na parte superior esquerda de sua primeira página.
Visitar as exposições com os arquivos do "NYT" é viajar pela história dos últimos cem anos, com ênfase no início do século 20. Elas foram montadas a partir de mais de 22 milhões de arquivos de reportagens e 5 milhões de fotografias, além de parte da correspondência pessoal e dos memorandos e bilhetes trocados entre publisher e editores.
Para os que preferirem conhecer alguns detalhes dos bastidores dessas notícias e do funcionamento do jornal, há o livro "The Paper's Papers", de Robert Shepard, 73, jornalista do "NYT" por 45 anos.

Texto Anterior: Tropas russas tomam 200 reféns civis em hospital
Próximo Texto: Ápice do 'NYT' foi antes da invenção da TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.