São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peemedebista propõe passeio de kart para alunos

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O candidato do PMDB à Prefeitura de Fortaleza, Juraci Magalhães, promete gerar 50 mil novos empregos, caso seja eleito.
Diz ainda que criará um programa que vai oferecer passeios gratuitos de kart para os alunos da rede municipal de ensino.
Veja a seguir trechos de uma entrevista concedida na última terça-feira, num dos escritórios da campanha de Juraci em Fortaleza.

*
Agência Folha - O sr. entrou na prefeitura como vice na chapa vitoriosa de Ciro Gomes, em 1988. Como foi o seu relacionamento com o tucano nesse período?
Juraci Magalhães - Foi um relacionamento bom porque todo mundo achava que o vice era medíocre e mostrei que não era.
Agência Folha - Qual a diferença entre o modelo de social-democracia de que o sr. se diz adepto e o modelo pregado pelo PSDB cearense?
Juraci - A social-democracia dos tucanos só pensa no PIB (Produto Interno Bruto). A minha é a do FIB (Felicidade Interna Bruta). Quer dizer, o tucano é economicamente ativo, eu sou socialmente ativo. Eu venci na vida porque eu sou. É a diferença entre o poder pelo ter e o poder pelo ser.
Agência Folha - Dados da Secretaria de Educação do Ceará indicam que Fortaleza é o município que proporcionalmente menos investe em educação no Estado. O que o sr. diz dessa situação?
Juraci - Eu desconheço isso. A prefeitura tinha 69 escolas, quando assumi, e, quando saí, deixei 107. Quando eu assumi, existiam 75 mil vagas, deixei cento e tantas e hoje já têm 180 mil vagas.
Agência Folha - O sr. se identifica com que setor do PMDB?
Juraci - Eu votei com o Paes de Andrade (presidente nacional do PMDB). Eu me identifico com o PMDB que luta pelo equilíbrio social. Também não nego que o Alberto Goldman (deputado federal por São Paulo e alinhado ao Palácio do Planalto) tenha esse pensamento, como também o pessoal do Rio Grande do Sul.
Agência Folha - Que nota o sr. daria para o governo FHC?
Juraci - Eu não gosto de dar notas porque sou um professor frustrado. Ele tem boas intenções. Naturalmente, se formos comparar em termos de viagens e vôos, ele ganha do Juscelino Kubitschek.
Agência Folha - Caso o sr. ganhe, quais vão ser as suas prioridades?
Juraci - A minha preocupação é com o ser humano. Vou destinar 10% do orçamento para o projeto Bairro Vivo, que vai dar emprego para 50 mil pessoas. Vamos fazer também parques públicos e lhe digo, com sinceridade, que vou fazer um parque para meu aluno da escola (da rede pública municipal) andar de kart também.
Agência Folha - Seria um kartódromo público?
Juraci - Não digo um kartódromo, mas eu quero que tenha um parque público em que, quem for explorar, vá pagar tantas viagens de kart para o meu aluno da escola que tenha melhor desempenho.

Texto Anterior: Tocador de obras desbanca os tucanos
Próximo Texto: Cunhado de Jereissati recorre de suspensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.