São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masturbação não dá bolinha no pênis

JAIRO BOUER
especial para o Folha
"Tenho 13 e na parte inferior da cabeça do meu pênis têm aparecido umas bolinhas brancas. Estou com medo e morro de vergonha de contar para alguém. Será que elas surgiram por que me masturbo todo dia?"
Resposta
Nada de pânico! O mais provável é que essas bolinhas sejam só glândulas da pele que estão com o tamanho um pouco aumentado. Para ter certeza, só mostrando para o seu pediatra ou dermatologista (médico de pele).
Esse aumento nas glândulas não exige nenhum tipo de tratamento. E mais: as tais bolinhas brancas não têm nada a ver com a masturbação.
Para terminar, dicas de saúde para a região do pênis: lavar bem o pênis durante o banho e não usar sabonete, toalha ou cueca de outras garotos (para evitar a transmissão de fungos e vírus que podem causar infecções).

"Tenho 22, sou baixa e estou com um enorme complexo: meus seios são muito grandes. Sinto até que estão pesados para mim. Cirurgia é a solução?"
Reposta
O primeiro passo é uma avaliação conjunta entre você e seu ginecologista. Muitas vezes, na adolescência, as pessoas encanam com uma parte do corpo e acabam "exagerando" no tamanho do complexo. Vale então ouvir quem está de fora e entende do assunto.
Se a conclusão for que suas mamas estão mesmo muito grandes, a cirurgia plástica é um dos recursos mais eficazes. Mamas muito grandes podem causar problemas na coluna, alterações na postura e dificuldades emocionais.
Para programar uma cirurgia, é fundamental ter uma indicação do cirurgião plástico (o ginecologista pode ajudar) e obter informações sobre técnica e resultados possíveis.
Jairo Bouer, 30, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen um mande mensagem pela Internet para o E-mail: jbouer@uol.com.br.

Texto Anterior: Quando é preciso ser mãe da gente mesmo
Próximo Texto: Grupo com ex-viciados assiste a sessão especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.