São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior sucesso entre teens do Reino Unido

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Além de ser o maior sucesso comercial do cinema britânico desde "Quatro Casamentos e um Funeral" (94), "Trainspotting" virou o hype do ano no Reino Unido.
Lançado em fevereiro, o filme e seus personagens tomaram conta do imaginário teen londrino.
Camisetas e pôsteres do filme ganharam tanto as banquinhas para turista da região do Soho, no centro de Londres, quanto os "mercados de pulgas" espalhados pelas regiões periféricas.
A trilha sonora, com alguns ícones do britpop, como Pulp e Blur, ficou 15 semanas entre os CDs mais vendidos. A dance "Born Slippy", do Underworld, é hit em pistas de dança em toda a Europa (a trilha sonora é da gravadora EMI e já foi lançada no Brasil.
Os óculos tipo "Amber Vision", que o junkie simpático Spud usa no filme, viraram mania em casas noturnas e entre os patinadores do Hyde Park.
Sem influenciar os hábitos
A adesão à moda não significou, necessariamente, adesão ao estilo de vida dos viciados do filme.
"Os 'trainspotters' são uma caricatura do que a gente vive. Todos temos anseios parecidos, apenas somos diferentes na forma de expressão. Uns se picam, outros bebem, outros ouvem Oasis. Ou tudo junto", disse à Folha o estudante Mark Stevenson, 22.
Um dos filões mais duradouros do "fenômeno" foram as "Trainspotting Parties". Os cartazes das festas, espalhados pelas estações de metrô, imitavam o design dos panfletos do filme.
Tema de festas
Quatro festas foram organizadas no mês seguinte ao lançamento do filme, em casas diferentes na periferia de Londres. Uma delas acabou com intervenção da polícia, que recebeu reclamações dos vizinhos.
As festas seguiram o estilo rave, no qual o povo não pára de dançar a noite toda.

Texto Anterior: Grupo com ex-viciados assiste a sessão especial
Próximo Texto: 'Só não me prostitui por não levar jeito'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.