São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Impeachment dos prefeitos; Justiça do Trabalho; Esclarecimento; Rodízio; Prejuízo do BB; Previdência; E o alcoolismo?; Desemprego; Jovens globalizados; Modernidade e globalização; Central Park caseiro; Proteção ao ser humano; Visão; Direitos das domésticas

Impeachment dos prefeitos
"Cumprimento a Folha pela reportagem 'Onda de impeachment varre prefeitos' (5/8). Sobre essa questão, é preciso destacar o papel dos tribunais de contas na fiscalização da aplicação do dinheiro público. São os TCEs e TCMs que carregam a responsabilidade de coibir as falcatruas dos ordenadores de despesas, por meio de ações rigorosas."
José Wagner Praxedes, conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Tocantins (Palmas, TO)

Justiça do Trabalho
"Os preconceituosos, os conspiradores e os golpistas sempre se utilizaram da propagação subliminar para conseguir seus intentos. Não é diferente no caso dos constantes ataques aos juízes classistas da Justiça do Trabalho.
Camuflada atrás desses ataques ignominiosos e falsos está a tenebrosa intenção de exterminar com a própria Justiça do Trabalho logo em seguida."
Paulo Roberto de Figueiredo, diretor do Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME - Sindefurnas (Passos, MG)

Esclarecimento
"Esclarecemos o seguinte: o nome da coligação é Frente Operária e Socialista (PSTU-PCO); o candidato a prefeito José Bonifácio da Silva (Boni) é filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU); o candidato a vice-prefeito Írton Santana é filiado ao Partido da Causa Operária (PCO)."
Wiliam Donizeti Felippe, delegado da Frente Operária e Socialista no TRE -Tribunal Regional Eleitoral (Belo Horizonte, MG)

Rodízio
"A cidade está forrada de policiais. O DSV apareceu nas ruas. Tem mais fiscalização do que colégio de padres. Espero que o rodízio de carros seja prorrogado para todos os meses do ano.
A medida, sem incluir ônibus e caminhões, não resolve em nada a poluição. Mas pelo menos a decisão autoritária e inócua mostrou que existem policiais na cidade e que segurança é apenas uma questão de vontade política.
Talvez seja melhor deixar o carro em casa em troca da cidade mais segura."
Fernando de Sampaio Barros (São Paulo, SP)
*
"O secretário do Meio Ambiente descobriu que os carros particulares são os responsáveis pela poluição de São Paulo e da Grande São Paulo, mas não os ônibus e caminhões movidos a diesel e completamente desregulados.
O povo paulista é um povo muito trabalhador. Sai de casa às 6h e retorna às 21h ou 22h. Um outro pequeno detalhe: outras eleições virão, com certeza."
Waldir Vilcinski (Santo André, SP)
*
"Incrível e desalentador o protesto de paulistanos contra o rodízio. Fora dele, donos de empresas de transporte coletivo e de cargas cruzam os braços, sob o aval do governo, sem nada fazer para minimizar o problema que eles, em grande parte, são responsáveis."
Euvaldo de Povoa Mendez (Brasília, DF)

Prejuízo do BB
"O prejuízo apresentado pelo Banco do Brasil, no primeiro semestre deste ano, é uma verdadeira agressão contra o povo brasileiro. É duas vezes o que o governo pretende arrecadar com o CPMF. Provavelmente daria para resolver o problema da saúde do país."
Cláudio F. Peña (Porto Alegre, RS)

Previdência
"Queria que o sr. ministro da Previdência Social, Reinhold Stephanes, informasse quando serão revistos os benefícios que se encontram extremamente defasados em virtude do achatamento na renda mensal inicial, decorrência do redutor aplicado."
Elair Wanderley Dias (Nova Lima, MG)

E o alcoolismo?
"Sou advogada há 22 anos. Nunca vi ninguém ser processado por cometer delito sob efeito de cigarros. Em compensação, cansei de ver alcoólatras cometerem as maiores atrocidades.
Defendi 'bebum' que espancou mulher e filhos, chegando a aleijá-los, e outro que atropelou e matou. Alcoolismo é a maior desgraça da humanidade.
Pergunto ao sr. Adib Jatene: por que campanha só contra o tabagismo? A bebida não mata mais do que o HIV?"
Vera Lucia Miranda Lopes (São Paulo, SP)

Desemprego
"É auspiciosa a notícia que o PFL de São Paulo está disposto a enfrentar o desafio do desemprego (Tendências/Debates, 30/7, Antonio Cabrera).
Seria ainda melhor se a questão do emprego fosse encarada também como um fim social e humanitário, não apenas como um meio político para forçar o desenvolvimento capitalista."
Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira (Araraquara, SP)

Jovens globalizados
"Vivemos em um mundo realmente estranho. Sinal de tempos em que todos nós somos peças de motores chamados países, que compõem uma grande fábrica de produzir ilusões.
Como publicado no caderno Cotidiano, em 28/7, há jovens do mundo todo absolutamente iguais: no vestir, no comer, no pensar!
Como adolescente, até me surpreendi de ser igual a todos aqueles reportados pela Folha. E tenho que reconhecer que isso muito me preocupou."
Daniel Henrique Diniz Barbosa (Guaratinguetá, SP)

Modernidade e globalização
"Sem essa de confundir modernidade com globalização.
A modernidade é fruto dos avanços da ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento humano e do crescimento econômico. Por intuição, ela é sempre bem assimilada pelo homem.
Já o sentido de globalização se completa com a privatização das empresas estatais. Não possui a essência da lógica que envolve a modernidade."
Luiz Mariano Machado (Rio de Janeiro, RJ)

Central Park caseiro
"A prefeitura deveria derrubar as 82 casas próximas ao parque do Ibirapuera e ampliá-lo, já que, na maioria, são ocupadas ilegalmente por escritórios.
Os poucos moradores e os proprietários dos imóveis trocariam suas casas por apartamentos que seriam construídos no perímetro desse parque.
Igrejas, museus, clubes e casas de reconhecido valor arquitetônico seriam mantidos, assim como as avenidas Brasil, Europa e 9 de Julho. Assim São Paulo teria, finalmente, seu Central Park!"
Luiz E. Magalhães (São Paulo, SP)

Proteção ao ser humano
"Gostaria de saber se existe algum órgão de proteção ao ser humano. Se existe, não está surtindo efeito.
A onda de 'pegadinhas' e 'câmeras escondidas', além de não respeitar o direito de privacidade pessoal, ainda nos faz desacreditar de casas comerciais, agências de emprego e, principalmente, instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar e até os hospitais.
Será que não está na hora de alguém fazer alguma coisa. Ou o dinheiro realmente compra tudo?"
Gilvane Alves Moreira (Itajubá, MG)

Visão
"Foi muito oportuno o artigo de Carlos Heitor Cony intitulado 'Roosevelt e Hitler' (25/7).
Mostra que ainda há pessoas dignas que são contra o neoliberalismo e têm visão da miséria e do desemprego trazidos por esse famigerado Plano Real."
Edson L. Lazarini (São Carlos, SP)

Direitos das domésticas
"O Congresso Nacional acaba de criar um rol de direitos em prol da doméstica, inviabilizando a manutenção do contrato formal de trabalho.
Enquanto isso, a dona-de-casa, que despende suas energias por várias décadas, não tem a menor regalia, nem sequer a atenção do governo para a velhice protegida, sem desventura."
Ivette Kfouri Abrão (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Emprego no campo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.