São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uruguai conserva seus traços europeus

FABIANO ACCORSI
ENVIADO ESPECIAL AO URUGUAI

Com suas cidades bem urbanizadas e tranquilas, o Uruguai tem, ainda hoje, grande influência européia -e cerca de 86% dos uruguaios são, justamente, descendentes de espanhóis e italianos.
São 3,2 milhões de habitantes vivendo num país que já foi chamado "Suíça latino-americana".
Menor país da América do Sul, com apenas 177 mil km2, o Uruguai conquistou sua independência em 1828 e tem elevado padrão social e estabilidade democrática.
Mas, se por um lado o país tem no turismo e na criação de gado bovino e ovino alguns de seus principais trunfos econômicos, de outro, o país carece de infra-estrutura industrial. Estima-se que 500 mil uruguaios vivem no exterior.
Montevidéu, com seus cerca de 1,5 milhão de habitantes, é uma cidade acolhedora e que oferece passeios de vários estilos.
No centro velho, uma caminhada revela prédios de estilo, lojas com artigos de couro e lã, antiquários, terminando no Mercado do Porto, lugar ideal para almoço à base de churrasco assado com lenhas, a "parrillada". Aproveite os passeios nos ônibus antigos.

O repórter-fotográfico Fabiano Accorsi viajou a convite da Agaxtur e American Airlines.

LEIA MAIS sobre o Uruguai nas págs. 6-10 e 6-11

Texto Anterior: Pacotes levam brasileiros para Québec e Vancouver
Próximo Texto: Montevidéu fascina pelo ritmo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.