São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação e varejo sofrem alta nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Bolsa caiu e o dólar se enfraqueceu diante do iene e do marco com a divulgação ontem de números para a inflação e as vendas no varejo dos EUA que ficaram acima das expectativas dos mercados.
A inflação em julho chegou a 0,3%, contra expectativas de que ficaria em 0,2%, enquanto as vendas no varejo tiveram alta de 0,1%, contra expectativas de queda de até 0,4%.
O destaque foram as vendas de automóveis. O mercado acompanha os indicadores levando em conta que uma economia muito aquecida pode levar o Fed (banco central) a elevar as taxas de juros em sua próxima reunião, dia 20.
Em junho as vendas no varejo haviam caído 0,5%. Embora os números divulgados ontem mostrem uma economia apenas moderadamente aquecida, os mercados reagiram com maior pessimismo. A alta inflacionária teve como causa maior os preços de produtos alimentícios, cuja alta nos últimos 12 meses chega a 3%.
Durante os sete primeiros meses de 96 os preços ao consumidor já subiram 3,5%, contra uma elevação de 2,9% no mesmo período do ano passado. Entretanto, o chamado índice expurgado (que exclui energia e alimentos) teve alta acumulada de 3%, contra uma taxa de 3,4% no mesmo período de 95.

Texto Anterior: O que é um grande país?
Próximo Texto: Fazenda cassa inscrição de 125 mil em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.