São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arte tira América Latina do 'gueto'

CEM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A idéia central da exposição de artes plásticas do Mercosul Cultural é questionar a identidade sem cair no folclore latino-americano.
A curadora da mostra artística Annateresa Fabris diz que a sua intenção é tirar a América Latina do "gueto" em que ela normalmente é colocada.
Para chegar aos oito expositores, Fabris partiu da proposta de realizar um confronto de gerações. Cada país é representado por um artista que se afirmou na década de 60 e por outro destacado recente.
Uma das atrações é a representação argentina, que alia uma releitura de mitos da cultura ocidental da consagrada Marta Minujin, uma das precursoras mundiais nos "happenings", à produção contemporânea de Pablo Siquier.
Os paraguaios também vêm com trabalhos expressivos. Ricardo Migliorisi, representante da nova geração paraguaia, dialoga com o realismo mágico em suas criações com moldes de bolo.
O artista diz que acha a integração cultural dos membros do Mercosul fundamental, mas que por enquanto "está só no papel". Segundo Migliorisi, trabalhos seus e de outros artistas ficaram presos na alfândega desde quinta-feira passada até ontem.

Texto Anterior: Clássicos terão noite de gala
Próximo Texto: "O Cúmulo do Samba" traz Chico Buarque a São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.