São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo chinês usa elementos de ópera

'Dong Gong, Xi Gong' vai abrir o 6º Fiac

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Dong Gong, Xi Gong", espetáculo chinês que abre o 6º Fiac (Festival Internacional de Artes Cênicas), será apresentado no Brasil antes mesmo de estrear na China.
Por tratar de homossexualismo, assunto considerado proibido em seu país, a peça, que tem direção do cineasta Zhang Yuan, estreou na Bélgica, será apresentada nos dias 17 a 19, no teatro Anchieta, em São Paulo e, na sequência, seguirá a Paris. "Esperamos conseguir mostrar o espetáculo na China depois", afirmou Yuan.
A história trata de um escritor homossexual que é preso e se envolve com o policial que o prendeu. A idéia de escrever esse roteiro surgiu quando Yuan leu um artigo em um jornal chinês a respeito de uma pesquisa sobre Aids em seu país. "A pesquisa seria feita entre gays. Como é difícil o acesso, a polícia colaboraria prendendo homossexuais. Aquilo me chocou."
O título "Dong Gong, Xi Gong" significa "Palácio Leste, Palácio Oeste", nome dado aos banheiros públicos de uma praça da China onde os homossexuais se encontram.
Segundo Yuan, a peça trata da relação de sexo e poder. "Uma maneira de usar isso foi o enredo que focaliza policiais que usam seu poder pra atingir homossexuais."
No elenco estão dois atores do teatro moderno da China e duas atrizes de ópera. "Eles nunca haviam atuado juntos no palco e resolvi experimentar isso."
Antes de ingressar na escola de cinema, Zhang Yuan já era fascinado por ópera. Seu sonho era poder fazer cinema e também teatro. Essa é a primeira experiência sua no palco.
No início do espetáculo ele mostra um pouco de seu processo de criação, usando elementos do teatro moderno e do teatro tradicional chinês. "Os atores trocam de papéis para que o público conheça a relação ator/personagem", afirmou o diretor.

Peça: Dong Gong, Xi Gong
Quando: de 17 a 19 de agosto
Informações e ingressos: teatro Ruth Escobar (tel. 011/289-2358)

Texto Anterior: Eventos na Bienal
Próximo Texto: Gramado tem dia de feira de livros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.