São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eficiência da fiscalização diminui

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

A eficiência da fiscalização do rodízio diminuiu. Mais infratores escaparam da multa anteontem, e o número parcial de autuações de ontem aponta nessa direção.
A tendência é registrada após a saída dos 412 alunos da Polícia Militar da fiscalização, na segunda-feira. Eles foram substituídos em parte por funcionários da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
A saída dos alunos fez com que parte dos 91 pontos usados para flagrar quem desrespeita a operação ficasse com menos de três fiscais, que era o padrão anterior.
Agora, a fiscalização conta com 1.180 PMs, 70 guardas florestais e 480 funcionários da Cetesb -dos quais 80 começaram a multar ontem, segundo a Operação Rodízio.
Na quarta-feira, a eficiência foi de 25,9%, isto é, um em cada quatro infratores foi multado. O número se aproxima do registrado nos primeiros dias da operação.
Mas é inferior ao índice apurado na sexta-feira passada, pico da eficiência: 39,4% ou dois em cada cinco infratores multados.
Na segunda desta semana, 30,1% dos motoristas que desrespeitaram o rodízio foram autuados. Na terça, 39,2%.
Forma de cálculo
A eficiência é calculada com base no número de carros que, segundo as estimativas da Secretaria do Meio Ambiente, não devem estar circulando por conta do rodízio.
Na quarta, por exemplo, estão proibidos os finais 5 e 6, presentes na placa de 592 mil carros que costumam circular diariamente na Grande São Paulo.
Como a adesão foi de 95,9%, presume-se que 24.272 carros (4,1%) atingidos desrespeitaram a operação. Mas só 6.287 foram multados, dando a eficiência de 25,9%.
O cálculo não leva em conta que algumas multas serão canceladas por terem sido aplicadas no mesmo carro, no mesmo dia. A operação só pode autuar uma vez por dia cada carro.
Até ontem, as multas enviadas ao processamento não haviam retornado à secretaria, e não havia estimativa sobre a quantidade de multas múltiplas aplicadas.
A parcial de multas aplicadas até as 13h de ontem (3.972) se aproxima da de quarta (3.829), apesar de quinta ter maior número de veículos afetados.
Outro lado
A Operação Rodízio informou que a fiscalização já está sendo reforçada, com a entrada dos 80 funcionários da Cetesb.
O secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, disse anteontem que, se preciso, poderá chamar de volta os alunos da PM que tomaram parte no início da operação.

Disque-Rodízio - tel. 0800-163456

Texto Anterior: Movimento vai ter carreata
Próximo Texto: Poluição é a menor em dia útil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.