São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
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Secretário só resolveu problema de outra pasta

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, é muito bonzinho, muito fofinho, muito bem-intencionado. Foi eleito pela juventude mais "in" da cidade, se preocupa com a sobrevivência do boto cor-de-rosa, da onça-pintada e do mico-leão-dourado, mas periga virar uma espécie de Nero às avessas. Em vez de provocar fumaça, pretende eliminar fumaça tiranizando a cidade de junho a setembro do ano que vem. Que gracinha.
Pois eu digo: esse negócio de rodízio não passa de ar quente. Não vamos nem entrar fundo no batido assunto de que o rodízio deveria ter incluído ônibus e caminhões ou que a única medida eficaz seria obrigar todos os veículos a adotar catalisador e a ser inspecionados periodicamente. Isso todo mundo já sabe.
O que impressiona é ver que o secretário considera o rodízio deste ano um "su". Não foi. Teria sido um sucesso se os caminhões e os ônibus tivessem participado ou, no mínimo, tivessem sido vistoriados antes de o rodízio começar. O sucesso, qualquer paulistano bem sabe, só veio com a chuva.
O secretário também elogiou o nível de "adesão", que eu coloco aqui entre aspas, por se tratar de eufemismo. Diz ele que o nível de obediência foi "acima do esperado". Ué? Ele tá achando que o dinheiro da gente cresce em árvore? Tá certo que paulistano é tido como cheio da grana, mas ninguém entrou nessa de rodízio por ser disciplinado ou por ter sido conscientizado pela secretaria do senhor Feldmann sobre os males que a poluição causa ao meio ambiente e à saúde.
Todo mundo só obedeceu por uma razão: a primeira multa é de R$ 100, a segunda de R$ 200, a terceira de R$ 200 e a quarta de R$ 200, o que, em tese, dá R$ 700 em multas para o motorista que se recusa a participar da brincadeira.
Se o rodízio tivesse sido um sucesso, todo mundo não estaria louco para ver agosto terminar e a cidade voltar a ter o trânsito caótico de antes. Aliás, o trânsito foi o único beneficiado com o rodízio.
É por esse motivo que eu proponho que Fábio Feldmann mude imediatamente de cargo. Alô, Fernando Henrique! Antes de indicar o sucessor de Odacir Klein, que tal pensar em Fábio Feldmann, o homem que salvou o trânsito de Sampa da paralisia total? Fábio Feldmann para ministro dos Transportes já!

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