São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurante Inominato reproduz ar de osteria

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Eis um lugar de São Paulo que consegue reproduzir o ar (não somente a decoração) daquelas gostosas osterias familiares italianas: o Inominato. Com um "n" a menos depois do primeiro "i". Um erro no registro do nome, segundo Paulo Zan Filho, 30, neto de genoveses e proprietário do restaurante.
O ponto existe há quatro anos. Sempre na Vila Mariana, mas com uma cara de que já passou por seis reformas. Ele se espreme em um pequeno salão, com apenas 36 lugares. A sensação não é de aperto, é calorosa. Tudo tem um ar antigo, como as tradicionais osterias.
Zan começou trabalhando no bufê de sua mãe. Depois foi concessionário da lanchonete central da USP. O Inominato ganhou inequívoco ar italiano, um cardápio mais longo que o necessário (com enormes capítulos de filés e frangos); e, principalmente, perfil de restaurante honesto.
São características que aparecem na sua atenção com os clientes; na generosidade dos pratos (e na oferta de servi-los também em meia porção); no esforço de colocar receitas diferentes no cardápio; nas simpáticas imersões por pratos triviais; na promoção de vinhos brasileiros de pequenos produtores (Miolo, Valduga, Amadeu) -e nos preços honestos (dos vinhos inclusive).
Suas massas secas são importadas; os molhos tradicionais são servidos ao lado de outros da casa (como ravioli com páprica picante, spaghetti com funghi e limão).
As sugestões do chef costumam combinar, no mesmo prato, uma massa e uma carne (como spaghetti na manteiga com filé à milanesa; penne aos quatro queijos com filé com mostarda). Sugestões de outras nacionalidades, com incursões pelo trivial brasileiro, vão da dobradinha à portuguesa ao virado à paulista.
A simplicidade no ambiente e no serviço não precisa necessariamente se refletir na cozinha, onde imperam procedimentos ainda ingênuos, principalmente nos molhos engrossados ou misturados aleatoriamente (branco, mostarda, au poivre).
Uma mão mais leve no preparo ajudaria a tornar ainda mais compensatória a visita ao bravo Inominato.

Texto Anterior: Crianças vão aos restaurantes de NY
Próximo Texto: Inominato Osteria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.