São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedaço de foguete se choca com satélite

Colisão é a 1ª causada por lixo espacial

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Um satélite espião foi danificado na primeira colisão documentada provocada por lixo espacial.
O caso foi revelado ontem. A "vítima" foi o satélite Cerise, do governo da França, que servia para rastrear emissões de rádio.
No fim do mês passado, ele foi atingido em um de seus lados por um pedaço do foguete Ariane usado para o lançamento do satélite francês Spot-1, em 1986.
O fragmento tinha aproximadamente 3 kg e viajava a 49 mil km/h na órbita terrestre quando atingiu o Cerise, de 50 kg. O satélite teve seu estabilizador de órbita destruído no choque, mas ainda não se sabe se ele terá de ser desativado.
Segundo Martin Weeting, diretor da empresa que construiu o satélite, o evento é inédito. "Sempre houve suspeitas, mas nunca documentação detalhada de choque."
A colisão não foi evitada por segundos. Quando os técnicos na Terra descobriram a rota de choque, a batida era iminente.
Hoje ainda há 7.500 objetos no espaço que oferecem risco de colisão para satélites e astronaves.

Texto Anterior: Droga é bem-vinda, diz brasileiro
Próximo Texto: Grupo sequestra brasileiros na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.