São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duda Mendonça

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Duda Mendonça, baiano e exaltado, encarou o petista Mercadante, o peemedebista Goldman, o tucano José Aníbal, e disparou:
- Vocês políticos, vocês não entendem nada de povo. Esboçam teorias fantásticas, tudo longe da realidade.
E começou a aula:
- A primeira coisa que vocês precisam aprender é que o povo brasileiro, hoje, sabe votar. Quem faz discussão de grupo e vê os argumentos...
Ele se referia às pesquisas qualitativas, em que se reúnem pessoas de diferentes perfis para expor a reação diante de um comercial, um programa.
Os argumentos, nos grupos, são mais verdadeiros, reais, do que as teorias fantásticas dos políticos.
Mais lição baiana:
- Só tenho um dogma em comunicação que não foi derrubado. Comunicação não é aquilo que você diz. É o que as pessoas entendem.
E os políticos, como os três alunos da Gazeta, ontem, falam uns para os outros. O que eles dizem é diferente do que as pessoas entendem.
Eles não se comunicam.
Aloizio Mercadante, mau aluno, apelou:
- Quando o Maluf servia a ditadura, o José Aníbal estava exilado, Goldman estava na luta pela anistia, eu estava na luta contra a ditadura. Existe ainda consciência democrática nesta cidade. E, apesar de toda a propaganda, essa história da democracia vai se apresentar de novo. Desmascarando a propaganda.
Foi assim que ele, mau aluno, acabou com a eleição de Lula e agora ameaça Erundina.
Mais lição baiana:
- Eu fui esquerda, tanto quanto você. Eu fui proibido de estudar. Só que aconteceu uma coisa. O que aconteceu comigo é que eu comecei a me decepcionar com discurso. Eu estou cansado de discurso.
A indulgência, a desculpa da ditadura acabou -é o que Duda Mendonça esteve perto de dizer. E Mercadante jamais vai aprender.
*
Um diálogo da mediadora Maria Lydia com Mendonça, na Gazeta:
- Você tem certeza que o Pitta é vitorioso?
- Que ele é vitorioso, tenho.
- Que ele ganha a eleição?
- Ele ganha a eleição.

Texto Anterior: Rossi espera subir com voto útil petista
Próximo Texto: PT prega voto útil no primeiro turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.