São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT agora vai buscar ânimo na rua

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda abalado com a subida vertiginosa de Celso Pitta (PPB) nas duas últimas pesquisas do Datafolha, o PT vai tentar injetar ânimo na campanha de Luiza Erundina fazendo mais atividades de rua.
Daqui até a eleição, o PT vai fazer pelo menos uma atividade importante de rua por semana. A primeira começou ontem com uma caminhada do pátio do Colégio à praça Ramos, no centro de São Paulo.
O PT vai tentar mobilizar sua militância para sair às ruas. Até agora, a base petista tem se mostrado ausente das atividades da campanha. Acredita-se que o motivo era a linha excessivamente "light" adotada como marketing eleitoral.
A última pesquisa do Datafolha, em que Pitta atinge 35% contra 23% de Erundina, traz um único dado de alívio na avaliação do comando da campanha. É que a candidata estancou a tendência de queda e parece ter se estabilizado.
Estabilidade
"Nossa situação é de estabilidade. Sempre trabalhamos com a idéia de que o eleitorado de Erundina situa-se em torno de 25%", diz Pedro Dallari, coordenador de comunicação da campanha.
"A pesquisa não nos assusta. Mostra que estamos estabilizados e que temos possibilidades de voltar a crescer para recuperar o índice anterior", diz Aloizio Mercadante, candidato a vice.
Nova estratégia
Jilmar Tatto, coordenador da campanha, diz que outra forma de injetar ânimo na campanha são os "ajustes" que estão sendo feitos no programa de TV. "Vamos sair da estratégia dos Jardins e entrar na Capela do Socorro."
Segundo Jilmar, o programa de TV de Erundina vai "ganhar mais vida". Na opinião dele, a imagem da candidata estava "muito enquadrada" em estúdios. "Agora vamos aparecer mais nas ruas e menos em estúdios.".
Pimenta
O programa de TV também vai apimentar mais as comparações entre a gestão anterior de Erundina (89-92) e a atual, de Paulo Maluf. "Vamos começar a desmontar a farsa que é este governo", diz Tatto.
Segundo Tatto, o programa de Erundina vai dizer que ela construiu 35.800 unidades habitacionais quando era prefeita, "enquanto o governo Maluf construiu apenas 3.500 apartamentos do tão badalado Cingapura".
Hospitais
"Também vamos dizer que Erundina construiu seis hospitais enquanto Maluf não construiu nenhum", afirma Tatto. A nova estratégia petista também coloca Celso Pitta em seu alvo de ataque.
"Vamos mostrar quem é o Pitta. Vamos dizer que ele é uma aventura, uma farsa, um boneco", afirma o coordenador da campanha.
O PT também quer trazer as principais lideranças do partido a São Paulo para animar a campanha.

Texto Anterior: PT prega voto útil no primeiro turno
Próximo Texto: Para tucanos, governo Covas atrapalha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.