São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
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SP descarta inclusão de caminhões em 97

Secretário diz ter política diferente

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, descartou ontem a inclusão de caminhões no rodízio do próximo ano.
"A estratégia para ônibus e caminhões tem que ser diferente dessa. Estamos estudando medidas e, até março de 97, queremos ter uma política eficiente de controle dos motores a diesel", afirmou.
Segundo Feldmann, a idéia é fazer o controle permanente da emissão desses veículos, e não apenas no inverno, como acontece com o rodízio.
O secretário voltou a afirmar que o principal objetivo da atual restrição de circulação é diminuir a emissão de monóxido de carbono, produzido em grande quantidade pelos automóveis.
Segundo Cláudio Alonso, gerente de qualidade do ar da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a operação teve sucesso nisso, mas é impossível precisar em quanto o rodízio diminuiu a concentração do poluente no ar da Grande São Paulo.
Os caminhões produzem cerca de 18% das partículas inaláveis, principal componente da poluição neste inverno e apontadas por alguns especialistas como mais nocivas à saúde que o monóxido.
O diretor da Operação Rodízio, Alfred Szwarc, disse que não é possível atacar todos os poluentes do ar de São Paulo de uma vez. "Operacionalmente, controlar o monóxido se mostrou mais viável agora", afirmou.
Referendo
O secretário Feldmann disse que, pessoalmente, prefere que a consulta à população antes do rodízio de 97 seja um referendo.
"Nesse caso, a Assembléia Legislativa aprovaria a lei para o rodízio e ela seria submetida à aprovação da população antes de ser posta em prática", disse.
No plebiscito, os votantes decidiriam antes de feita a lei. "O rodízio precisa ter coerência técnica, por isso é melhor votar depois."
A realização e as características do rodízio em 97 dependem da aprovação pela Assembléia.

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