São Paulo, sábado, 17 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Aguirre' viaja na insânia

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

O espectador tem sempre uma surpresa quando vê dois filmes europeus programados em seguida, num canal da Globosat, como hoje, quando o Multishow exibe "Olivier, Olivier" (2h30), de Agnieszka Holland, e "Aguirre, a Cólera dos Deuses" (4h20).
Os horários são quase indignos. Em todo caso, os filmes valem o esforço: "Olivier, Olivier" trata do desaparecimento e posterior reaparecimento de um menino, na quase tradição criada por "O Retorno de Martin Guerre". Não é colossal, mas é digno.
"Aguirre", de Werner Herzog, trata da expedição do explorador à Amazônia, em busca do mítico Eldorado. Em princípio. No fim, é um filme sobre razão e desrazão, sobre a inserção de um sonho no panorama do possível, em determinado momento da aventura humana, e a insana bravura que leva à busca de sua concretização.
É um dos grandes filmes de Herzog. Quem puder esperar até esse horário, sairá ganhando. Será insânia por insânia.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Gramado entrega os kikitos de 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.