São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho leve

Na eleição para o governo de Pernambuco, em 1958, o chefe político da UDN em São José do Egito, Inácio Mariano Valadares, decidiu atacar o candidato do PSD, Jarbas Maranhão.
Em todos os comícios, nas conversas com os eleitores, Valadares, figura temida e respeitada em todo o alto sertão, não perdia oportunidade para criticar o que considerava um dos principais defeitos de Maranhão:
- Ele acorda tarde. Como um homem que levanta com o sol já a pino pode governar Pernambuco? - perguntava indignado.
Na eleição seguinte, em 1962, o mesmo Maranhão saiu candidato ao Senado, com o apoio da UDN. Em São José do Egito, todos ficaram na expectativa da reação de Valadares. No primeiro comício de apoio a Maranhão, ele não se intimidou:
- Na eleição passada eu disse que não podia votar no Maranhão porque ele acordava tarde. Mas agora digo que para o Senado pode. Eles só começam a trabalhar mesmo depois das 11h.

Texto Anterior: Tiro pela culatra; Autoridade atingida; Dada a largada; Aliança democrática; Zona delimitada; Lance ousado; Punho de renda; Ombro amigo; Reage Ong; De volta aos porões; Centro e periferia; De leão...; ...a gatinho; A tática é enrolar; Digno representante; Escapou de mais um; Chega de chilique
Próximo Texto: A reinvenção do Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.