São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luzia vota em Erundina, mas diz não ao PT

PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo com uma patroa petista, a faxineira Luzia França dos Santos se declarou fã de Orestes Quércia e Franco Montoro e eleitora de Fernando Henrique e Covas.
Ela trabalha há oito anos para Erundina. "Sempre tive muita liberdade. Não é porque a dona Erundina é do PT, que eu tenho de dizer que gosto do partido", explicou Luzia.
O contato entre patroa e empregada é raro. Ainda mais agora, em tempos de eleição.
Quando Luzia chega, todas as sextas-feiras, por volta das 9h30, Erundina já saiu. "Se há alguma coisa importante para fazer, ela deixa um bilhete para mim."
Nos poucos momentos em que passam juntas, conversam sobre quase tudo. De eleições, não falam.
"Não tocamos no assunto, mas eu gosto de política. Só não gosto do Maluf, não simpatizo."
Nem o apartamento da Cohab em que mora e que, segundo ela, foi feito pelo prefeito, diminuiu sua antipatia por ele. "Eu estou pagando. Ele não fez nada mais do que a obrigação."
O serviço doméstico, na avaliação da diarista, é simples. A candidata mora sozinha, quase sempre faz as refeições na rua e manda suas roupas para uma lavanderia.
"Cuido dos lençóis, toalhas e arrumo o apartamento. De resto, está tudo limpinho, do jeito que eu deixei uma semana antes. Às 15h já estou indo embora."
Quando a ex-prefeita está em casa, as duas fazem as refeições juntas. "Ela é bacana. Faz café e esquenta a comida que a irmã dela traz. Eu não cozinho", explicou.
Seu último aumento salarial foi em maio. Hoje, Luzia recebe R$ 150 por mês, R$ 30 a mais do que naquela época.
Para chegar ao trabalho, pega um ônibus e o metrô, em uma viagem de uma hora e vinte minutos. "É rápido", diz. As despesas com a condução ficam por sua conta.
Nos dias em que não trabalha como diarista, Luzia ajuda o marido a vender cigarros. "Amanhã, tem um comício do Celso Pitta perto de casa e eu vou aproveitar", diz.

Texto Anterior: Empregadas fazem "suflê político"
Próximo Texto: 'Marias' esperam Pitta até a madrugada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.