São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA PONTA DO LÁPIS

MARCELO LEITE

No dia 5 deste mês, a Folha realizou em seu auditório o debate "Quadro do Desemprego no Brasil". Sua conclusão não poderia ser mais animadora: é preciso fazer convergir as taxas e metodologias dos institutos que medem o desemprego no país.
É incrível que a sociedade ainda não saiba qual é a dimensão real desse indicador de barbarização econômica. Já para quem não se anima a combatê-lo, e acha retrógrado preocupar-se com isso, nada melhor do que ignorar o tamanho de sua omissão.
Hoje, os próprios números se desacreditam uns aos outros. Em junho, o IBGE "mediu" 7,85% de desemprego na região metropolitana de São Paulo. Para o Dieese, era mais que o dobro, 16,2%.
De Gaulle disse que o Brasil não era um país sério. Ele foi bondoso assim porque provavelmente não conhecia suas estatísticas.

Texto Anterior: De que lado você está?
Próximo Texto: Real "ajudou" Pitta, avalia Mendonça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.