São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
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Itaú investe US$ 150 mi ao ano em informática e cria funções

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Itaú, banco que investe cerca de US$ 150 milhões por ano em informatização e automação, possui bons exemplos dos novos tipos de funções que são criadas atualmente com as novas tecnologias e necessidades de mercado.
O diretor de Previdência e Canais Eletrônicos do Itaú, Osvaldo do Nascimento, admite que o banco "fez inúmeros ajustes" e reduziu seu quadro de pessoal.
Mas destaca que uma nova função, de bancários que atendem aos clientes por telefone, foi criada há cerca de três anos com o lançamento do "bankfone".
Hoje, segundo Nascimento, mais de mil "caixas invisíveis" trabalham na central de atendimento telefônico do banco.
Telemarketing
No telemarketing -funcionários que oferecem serviços e produtos do banco por telefone-, de 30 a 50 pessoas são empregadas.
"A tecnologia permite que nós tenhamos um banco de dados com informações selecionadas sobre o mercado e nossos clientes. Nós vendemos o produto a quem já tem a propensão a comprar."
Com os serviços de banco por computador, o Itaú se viu forçado a contratar até analistas e programadores de sistemas para desenvolver programas próprios e ajudar os clientes em dificuldade.
"Estamos em um período de transição. Há aquele cliente que ainda não tem muita familiaridade com a informática e não consegue instalar o nosso software ou conectar o modem. Damos suporte a esse cliente, que é atendido por 60 funcionários especializados."
Com mais de 7.000 caixas-eletrônicos, uma das maiores redes da América Latina, o Itaú vai continuar a investir em informática.
"É uma necessidade de mercado. Se não fizermos isso, o concorrente faz e a gente perde espaço", afirma Nascimento.
(CPL)

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