São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

POLÍTICA MONETÁRIA - Medidas e meios usados pelo Banco Central para controlar a atividade econômica, via controle da quantidade de moeda em circulação ou preço do dinheiro (juros).
PRINCIPAL - Montante inicial de aplicações ou empréstimos, sobre o qual recaem os juros.
PASSIVO - No caso de bancos, conjunto de depósitos à vista e a prazo, poupança etc., além de dívidas próprias (trabalhistas e fiscais) e junto a outros bancos.
PRIME RATE - Taxa de juros dos empréstimos a clientes preferenciais no mercado dos EUA.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Diferença entre ativo e passivo.
PROER - Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional, criado para dar apoio à fusão de bancos e evitar a alternativa da liquidação extrajudicial (fechamento definitivo).
PORTFÓLIO - Carteira de títulos em geral de um banco.
PROVISÃO - Dinheiro reservado para cobrir compromissos futuros ou créditos de recebimento duvidoso. Previne prejuízos.
RENTABILIDADE - No caso de uma aplicação financeira, é a relação do rendimento com o capital aplicado. Em empresas e bancos, é o lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido. Mostra o ganho sobre recursos próprios.
RESERVAS - Recursos depositados no Banco Central.
RESERVAS EXTERNAS - É a soma do que um governo tem em moeda forte (dólar, marco etc.), em ouro, em direitos etc. Quando dólares entram no país e são comprados pelo Banco Central, ficam como reserva e são emitidos os reais correspondentes.
RAET - Regime de Administração Especial Temporária, pelo qual o Banco Central intervém num banco em dificuldades, porém sem fechá-lo.
RATING - Serviço de avaliação de investimento financeiro em títulos ou do risco de crédito, feito por agências que classificam (dão nota) as instituições.
RANKING - Classificação de bancos, aplicações etc.
REDESCONTO - Operação pela qual um banco com falta momentânea de dinheiro recorre ao Banco Central para tomar emprestados os recursos necessários para cobrir compromissos.
RISCO BANCÁRIO - Possibilidade de um banco não honrar compromissos com seus clientes.
SELIC - Serviço Especial de Liquidação e de Custódia (registra operações com títulos públicos).
SISBACEN - Sistema de Informações do Banco Central (via computador).
SBPE - Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que reúne os agentes financeiros que captam poupança e emprestam para o setor imobiliário.
SPREAD - Diferença entre dois valores, rendimentos, preço de custo e preço de venda etc. Conotação varia conforme o mercado.
SMART MONEY - Capital "esperto" ou especulativo, que procura a maior rentabilidade no menor prazo possível.
SWAP - Troca ou permuta de um valor mobiliário por outro, de moedas ou outros indexadores de contratos, com a finalidade de contrabalançar o risco de perdas numa operação financeira ou numa dívida.
TARIFA BANCÁRIA - Preço cobrado por serviços bancários.
TBF - Taxa Financeira Básica, que reflete a média ponderada das taxas de juros dos CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e base de cálculo da TR.
TBC - Taxa do Banco Central, definida mensalmente por um comitê do BC para balizar o custo básico do redesconto.
TR - Taxa Referencial, calculada pelo Banco Central com base nos juros médios dos CDBs prefixados dos maiores bancos. Atualiza contas de poupança.
TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo, divulgada como taxa anual e revista a cada trimestre. É utilizada nos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
TÍTULOS "PODRES" - Títulos de longo prazo emitidos pelo governo que são negociados no mercado interno com deságio (a preço mais baixo que o de "face", nominal, que seria pago pelo emissor em outras condições).

Texto Anterior: Itaú investe US$ 150 mi ao ano em informática e cria funções
Próximo Texto: Ações de bancos foram boa aplicação após o Real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.