São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço barra negócio na Argentina

DANIEL BRAMATTI
DE BUENOS AIRES

A Argentina é um território praticamente inexplorado pelos agricultores brasileiros, que perderam a oportunidade de comprar terras férteis e baratas no ano passado.
"Os preços estavam baixos e era o momento ideal para se fazer grandes negócios, mas os produtores estavam descapitalizados", diz o advogado argentino Rodolfo Iribas, que assessora a empresa Madero, Lanusse, Beláustegui & Cia., uma das maiores do setor imobiliário rural no país.
Hoje, o preço das terras é proibitivo. "Nas regiões produtoras de cereais, os campos estão todos ocupados. Quem não produz por conta própria está arrendando", diz Iribas.
Os poucos brasileiros que se aventuraram a cruzar a fronteira se concentram nas Províncias de Entre Rios e Corrientes, propícias para o cultivo de arroz.
A compra das terras nessa região é a única que permanece viável, segundo o advogado.
"É um investimento de baixo risco, já que o mercado brasileiro absorve a produção", diz.
Além disso, segundo Iribas, os brasileiros conseguem uma produtividade superior à dos argentinos, pois estão mais habituados a fazer uso de tecnologia.
A situação também é relativamente favorável nas terras destinadas à pecuária.
Além de os preços não estarem altos, a região está livre da febre aftosa. "É um bom negócio para quem tem capital", diz Iribas.

Texto Anterior: Gaúcho chegou de mala vazia e hoje planta 250 ha
Próximo Texto: "Ocupação pacífica" preocupa vizinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.