São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996 |
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As candidatas Roma População: 2,8 milhões A propaganda: Pró: Infra-estrutura, experiência em abrigar Olimpíada e influência na alta cúpula do esporte Contra: tumultuada política interna, com quedas de gabinetes de governo e luta contra Máfia nos tribunais Padrinhos: Primo Nebiolo, presidente da Federação Internacional de Atletismo; Mario Pescante, membro italiano do COI Atenas População: 748 mil A propaganda: seu maior atrativo é reviver o fato de ter sido a sede dos primeiros Jogos da era moderna, em 1896 Pró: era a candidata do Centenário, mas acabou engolida pela força dos patrocinadores de Atlanta, que acabou criticada pelo excesso mercantil Contra: A maioria dos locais de competição devem ser construídos ou reformados Padrinho: Costas Simitis, primeiro-ministro da Grécia Estocolmo População: 693 mil A propaganda: o financiamento dos Jogos está garantido por lei. Aposta na radicalização da já forte política ambiental -promete eliminar os combustíveis fósseis do transporte público antes dos Jogos Pró: infra-estrutura, experiência em eventos internacionais e tranquilidade econômica Contra: os militantes verdes e de esquerda protestam contra os Jogos Padrinhos: o Parlamento do país São Petersburgo População: 4,4 milhões A propaganda: Pró: apoio do governo e multinacionais, como a Coca-Cola e a Philips, interessadas no mercado russo emergente; promessa de bom tempo Contra: instabilidade do país e fiasco na organização dos Goodwill Games de 94 Padrinhos: Anatoli Sobtchak (prefeito), Vitali Smirnov, presidente do Comitê Olímpico Russo Sevilla População: 659 mil A propaganda: forte apoio governamental e o sucesso dos Jogos de Barcelona, que ficaram ainda mais evidentes após os problemas enfrentados em Atlanta Pró: tem instalações necessárias e fica no país do presidente do Comitê Olímpico Internacional Contra: Barcelona-92 é muito recente, e não é aconselhável concentrar tanto o evento em um país Padrinhos: governos municipal e federal e o rei Juan Carlos Lille População: 178 mil A propaganda: já tem acertado o patrocínio de empresas privadas e parcerias com diversos fornecedores. Conta ainda com o Minitel, o mais avançado sistema de comunicações e serviços interativos do planeta, desenvolvido na França desde os anos 80, que transformaria Lille na sede dos "primeiros Jogos interativos" Pró: posição geográfica, tranquilidade econômica e infra-estrutura Contra: O apoio do governo francês ainda é incerto e, se vier, deve ser menor que de outros países Padrinhos: Pierre Mauroy, prefeito da cidade e ex-premiê francês; Guy Drut, ministro dos Esportes e ex-campeão olímpico; Marie-José Pérec, duas medalhas de ouro em Atlanta Istambul População: 6,6 milhões A propaganda: forte apoio do governo e dos países árabes vizinhos Pró: forte apoio do governo e dos países árabes vizinhos Contra: é candidato permanente e ainda tem todos os locais de competição por construir Padrinho: Suleyman Demirel, presidente turco Cidade do Cabo População: 2,4 milhões A propaganda: o forte apelo de transformar a cidade conhecida pelo passado de segregação em sede do evento que promove "a comunhão das raças" Pró: forte apoio do governo e empatia de tornar-se sede da primeira Olimpíada africana Contra: alto índice de violência urbana (a cidade é o centro do tráfico de drogas da África do Sul) Padrinhos: Nelson Mandela, presidente da África do Sul San Juan População: 438 mil A propaganda: atrativos naturais da cidade e a forte disposição da população em ajudar na realização dos Jogos Pró: saiu-se bem como sede dos Pan-americanos de 93 Contra: além do mau sistema de transporte, é território norte-americano, local dos Jogos de 84 e 96 Padrinho: Pedro Rosselló, governador de Porto Rico Buenos Aires População: 12,5 milhões A propaganda: o país é a única das 12 nações que assinaram a ata de fundação do movimento olímpico que ainda não abrigou uma Olimpíada Pró: forte apoio do governo e lobby do presidente Menem junto ao Comitê Olímpico Internacional Contra: problemas econômicos e oposição interna por gastos em publicidade Padrinhos: Carlos Menem, presidente Rio de Janeiro População: 9,8 milhões A propaganda: centrada na beleza natural da cidade e na sua vocação turística. Promete diversas obras de infra-estrutura, a construção da Vila Olímpica em uma ilha e dar acomodações para os jornalistas credenciados Pró: forte apoio do governo e facilidades de abrigar na mesma cidade todos os eventos Contra: Pouca experiência em eventos esportivos mundiais e alta taxa de violência urbana Padrinhos: Fernando Henrique Cardoso, presidente; Pelé, ministro dos Esportes; João Havelange, presidente da Fifa O calendário 23.janeiro.96 O Comitê Olímpico Internacional estabelece as 11 cidades candidatas 15.agosto.96 Entrega, por parte das cidades candidatas, das 532 respostas sobre 19 temas do questionário 15.setembro.96 Começam as inspeções nas cidades que vão até 15 de dezembro (a do Rio acontece em novembro) 28.fevereiro.96 São entregues os relatórios das inspeções ao COI abril.96 São anunciadas as quatro ou cinco cidades que partem para o "segundo turno" 7.setembro.97 Na sede do COI, na cidade suíça de Lausanne, é anunciado o nome da sede de 2004 Texto Anterior: Europa e África disparam rumo a 2004 Próximo Texto: Africanos têm estilo agressivo Índice |
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