São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
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As candidatas

Roma
População: 2,8 milhões
A propaganda:
Pró: Infra-estrutura, experiência em abrigar Olimpíada e influência na alta cúpula do esporte
Contra: tumultuada política interna, com quedas de gabinetes de governo e luta contra Máfia nos tribunais
Padrinhos: Primo Nebiolo, presidente da Federação Internacional de Atletismo; Mario Pescante, membro italiano do COI

Atenas
População: 748 mil
A propaganda: seu maior atrativo é reviver o fato de ter sido a sede dos primeiros Jogos da era moderna, em 1896
Pró: era a candidata do Centenário, mas acabou engolida pela força dos patrocinadores de Atlanta, que acabou criticada pelo excesso mercantil
Contra: A maioria dos locais de competição devem ser construídos ou reformados
Padrinho: Costas Simitis, primeiro-ministro da Grécia

Estocolmo
População: 693 mil
A propaganda: o financiamento dos Jogos está garantido por lei. Aposta na radicalização da já forte política ambiental -promete eliminar os combustíveis fósseis do transporte público antes dos Jogos
Pró: infra-estrutura, experiência em eventos internacionais e tranquilidade econômica
Contra: os militantes verdes e de esquerda protestam contra os Jogos
Padrinhos: o Parlamento do país

São Petersburgo
População: 4,4 milhões
A propaganda:
Pró: apoio do governo e multinacionais, como a Coca-Cola e a Philips, interessadas no mercado russo emergente; promessa de bom tempo
Contra: instabilidade do país e fiasco na organização dos Goodwill Games de 94
Padrinhos: Anatoli Sobtchak (prefeito), Vitali Smirnov, presidente do Comitê Olímpico Russo

Sevilla
População: 659 mil
A propaganda: forte apoio governamental e o sucesso dos Jogos de Barcelona, que ficaram ainda mais evidentes após os problemas enfrentados em Atlanta
Pró: tem instalações necessárias e fica no país do presidente do Comitê Olímpico Internacional
Contra: Barcelona-92 é muito recente, e não é aconselhável concentrar tanto o evento em um país
Padrinhos: governos municipal e federal e o rei Juan Carlos

Lille
População: 178 mil
A propaganda: já tem acertado o patrocínio de empresas privadas e parcerias com diversos fornecedores. Conta ainda com o Minitel, o mais avançado sistema de comunicações e serviços interativos do planeta, desenvolvido na França desde os anos 80, que transformaria Lille na sede dos "primeiros Jogos interativos"
Pró: posição geográfica, tranquilidade econômica e infra-estrutura
Contra: O apoio do governo francês ainda é incerto e, se vier, deve ser menor que de outros países
Padrinhos: Pierre Mauroy, prefeito da cidade e ex-premiê francês; Guy Drut, ministro dos Esportes e ex-campeão olímpico; Marie-José Pérec, duas medalhas de ouro em Atlanta

Istambul
População: 6,6 milhões
A propaganda: forte apoio do governo e dos países árabes vizinhos
Pró: forte apoio do governo e dos países árabes vizinhos
Contra: é candidato permanente e ainda tem todos os locais de competição por construir
Padrinho: Suleyman Demirel, presidente turco

Cidade do Cabo
População: 2,4 milhões
A propaganda: o forte apelo de transformar a cidade conhecida pelo passado de segregação em sede do evento que promove "a comunhão das raças"
Pró: forte apoio do governo e empatia de tornar-se sede da primeira Olimpíada africana
Contra: alto índice de violência urbana (a cidade é o centro do tráfico de drogas da África do Sul)
Padrinhos: Nelson Mandela, presidente da África do Sul

San Juan
População: 438 mil
A propaganda: atrativos naturais da cidade e a forte disposição da população em ajudar na realização dos Jogos
Pró: saiu-se bem como sede dos Pan-americanos de 93
Contra: além do mau sistema de transporte, é território norte-americano, local dos Jogos de 84 e 96
Padrinho: Pedro Rosselló, governador de Porto Rico

Buenos Aires
População: 12,5 milhões
A propaganda: o país é a única das 12 nações que assinaram a ata de fundação do movimento olímpico que ainda não abrigou uma Olimpíada
Pró: forte apoio do governo e lobby do presidente Menem junto ao Comitê Olímpico Internacional
Contra: problemas econômicos e oposição interna por gastos em publicidade
Padrinhos: Carlos Menem, presidente

Rio de Janeiro
População: 9,8 milhões
A propaganda: centrada na beleza natural da cidade e na sua vocação turística. Promete diversas obras de infra-estrutura, a construção da Vila Olímpica em uma ilha e dar acomodações para os jornalistas credenciados
Pró: forte apoio do governo e facilidades de abrigar na mesma cidade todos os eventos
Contra: Pouca experiência em eventos esportivos mundiais e alta taxa de violência urbana
Padrinhos: Fernando Henrique Cardoso, presidente; Pelé, ministro dos Esportes; João Havelange, presidente da Fifa

O calendário
23.janeiro.96
O Comitê Olímpico Internacional estabelece as 11 cidades candidatas
15.agosto.96
Entrega, por parte das cidades candidatas, das 532 respostas sobre 19 temas do questionário
15.setembro.96
Começam as inspeções nas cidades que vão até 15 de dezembro (a do Rio acontece em novembro)
28.fevereiro.96
São entregues os relatórios das inspeções ao COI
abril.96
São anunciadas as quatro ou cinco cidades que partem para o "segundo turno"
7.setembro.97
Na sede do COI, na cidade suíça de Lausanne, é anunciado o nome da sede de 2004

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