São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banquetes são proibidos

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em janeiro, foi passado a todos os comitês organizadores das candidaturas para 2004 um "guia da cidade candidata".
Entre as recomendações está a proibição de promover banquete ou recepção para a comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional que visitará nos próximos meses as 11 localidades em campanha.
A comissão de avaliação é composta por 14 delegados e é liderada pelo ex-esgrimista alemão Thomas Bach.
Bach apresenta seu relatório em abril do próximo ano, quando serão pré-selecionadas quatro ou cinco cidades, que seguem para o segundo turno.
Nesse momento, surge a disputa corpo-a-corpo até o dia de 6 de setembro de 97, dia em que se reúnem para votar os 106 delegados do COI.
Na divisão geopolítica do COI, a Europa tem 40% desses delegados, porcentagem igual a soma de Ásia e África -a América possui 15%, e a Oceania fica com os 5% restantes.
A primeira vez que surgiu a comissão avaliadora foi na eleição da sede de 2000. Para a escolha dos Jogos de Inverno de 2002, apareceu a fórmula de eleição em dois turnos.
Na escolha das sedes não só elementos técnicos (estrutura esportiva, hoteleira, de transporte, comunicação e segurança) são avaliados: política e economia influenciam muito também.
(RB)

Texto Anterior: Tática do Rio é fortalecer a 'retaguarda'
Próximo Texto: Cidades já se lançam para 2008 e 2012
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.