São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Missão leva carro-robô

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mars Pathfinder vai descer a cerca de 850 km a sudoeste do local onde, em 1976, pousou a Viking 1.
Essa é a primeira missão a pousar na superfície marciana desde então.
"A Viking levava mais experimentos do que a Pathfinder, mas não contava, por exemplo, com um carro-robô (o Sojourner), nem com um espectrômetro alfa-próton", afirmou David Williams, da Nasa.
Segundo ele, o espectrômetro permitirá o estudo da composição química das rochas, bem como ajudará a entender os processos geológicos envolvidos na criação e na modificação da superfície do planeta.
O módulo deve entrar na atmosfera marciana e pousar na superfície com a ajuda de pára-quedas, propulsores e "airbags".
A nave chega ao planeta no dia da independência americana, mas os especialistas da Nasa tiveram um motivo mais forte para planejar o dia da chegada.
Como os módulos são solares, a melhor época para o pouso seria quando houvesse a maior incidência de luz solar, e isso deve acontecer exatamente em julho.
O local do pouso foi escolhido após um encontro que, no começo do ano, reuniu mais de 60 especialistas de todo o mundo.
"Acredita-se que Ares Vallis tenha sido uma planície inundável há milhões de anos. Por isso, os cientistas esperam encontrar diferentes tipos de rochas, carregadas até o local", disse o pesquisador. Isso permitiria coletar uma grande variedade de amostras.
"O custo da missão gira em torno de US$ 150 milhões, com um custo adicional de US$ 25 milhões, gastos no desenvolvimento do Sojourner".
(VS)

Texto Anterior: Nasa quer baratear missões para Marte
Próximo Texto: Cápsula de gás apontou origem de meteoritos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.