São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Prisão; Repúdio; Iniciativa acertada; Aviso; Negócio do Brasil; Novo ingrediente; Curso a bordo; Receita; Dispensável; Ditadura legalizada

Prisão
"Creio que no momento uma das soluções para a violência em São Paulo é uma intervenção federal na área da segurança pública, pois a violência já passou dos limites e está fora de controle do governo estadual.
Não podemos mais sair de nossas casas, nossas crianças não podem ir à escola, estamos presos dentro de nossas próprias casas."
Benjamim Rodrigues Trindade (São Paulo, SP)

Repúdio
"A Federação Israelita do Estado de São Paulo manifesta enérgico repúdio à decisão do juiz italiano que considerou prescrito o delito do ex-oficial SS Erich Priebke.
Delitos cometidos contra a humanidade não podem prescrever, sob pena de justificar a obediência cega a quaisquer ordens emanadas de autoridades militares.
Solicitamos ao cônsul da Itália em São Paulo que transmita ao seu governo e à Justiça do seu país nosso enfático protesto e a confiança em que as autoridades italianas saberão se utilizar dos mecanismos legais para retificar decisão tão afastada da moral e do direito."
Vera Bobrow, presidente, e Ladislau Brett, vice-presidente do Conselho de Política da Federação Israelita do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Iniciativa acertada
"Anunciada na edição de 12/8 da Folha, é louvável a iniciativa da secretária estadual da Educação de São Paulo, Rose Neubauer, de gestão conjunta do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental por uma representação do Estado, dos municípios e das entidades da área.
Também é digna de aplauso a parceria entre Estado e municípios de forma a elevar o investimento anual por aluno em educação.
E tem razão a secretária: com a municipalização, as entidades corporativas do setor educacional dificilmente conseguirão manter sua forma monolítica de atuação. Com o que só têm a ganhar os alunos e a comunidade."
Ricardo Young, primeiro coordenador-geral do PNBE -Pensamento Nacional das Bases Empresariais (São Paulo, SP)

Aviso
"Conheço algumas pessoas que ficaram preocupadas com o tarifaço argentino, e não sem razão. Outrora se dizia que 'o que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil'.
Hoje, tudo o que ocorre na vizinha Argentina -fora as vitórias no futebol- acaba explodindo por aqui também.
Uma dica aos incautos: preparem-se! Após as eleições de 3 de outubro, parafraseando outro momento histórico nacional, ninguém segura este país."
Lázaro Chaves (São José do Rio Pardo, SP)

Negócio do Brasil
"No século passado, quando as potências ocidentais fizeram uma guerra contra a China para garantir o livre comércio do ópio, forjou-se a expressão pejorativa 'negócio da China'.
Agora, a ex-privada Light retorna às mãos de estrangeiros. Sua nova direção, da EDF francesa, imediatamente demite 400 empregados e anuncia cortes de 30% dos 10.500 trabalhadores brasileiros da Light. É ou não é um 'negócio do Brasil'?"
Roldão Simas Filho (Brasília, DF)

Novo ingrediente
"Se uma lei puder ser anulada apenas com um contrato de renúncia, então não é lei. Estranhamente, 'doutos' advogados têm merecido generosos espaços na mídia para falar de contrato de renúncia como o mais novo ingrediente de uma relação amorosa.
Motivar a sociedade a incorporar aos seus alfarrábios cotidianos um contrato de renúncia é um erro grave da mídia.
A reportagem da Folha de 11/8 presta um desserviço à sociedade, posto que ajuda a torná-la mais empedernida. Se a questão é a lei mal formulada, cabe aos meios de comunicação ensejar a sua reformulação, e não incentivar a sociedade a burlar a lei."
Isaac Domingos da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Curso a bordo
"No final da década de 60 funcionava nos Estados Unidos um sistema que poderá ser adaptado e implantado aqui com excelente aproveitamento.
Vários executivos que trabalhavam no centro de Manhattan, em Nova York, residiam em Long Island e viajavam diariamente de trem. Cada percurso durava uma hora e meia.
Alguém quis aproveitar melhor as três horas diárias gastas na viagem. Surgiu assim o curso de MBA (Master of Business Administration) a bordo do último vagão desse trem.
Poderíamos ampliar essa idéia aos grandes centros brasileiros, onde várias pessoas se locomovem diariamente por trem do/para o local de trabalho.
A criatividade pode abranger cursos de alfabetização, madureza, profissionalizantes, línguas, extensão universitária, especialização e atualização."
Jayme Schnitzler (São Paulo, SP)

Receita
"Atenção companheiros, atuais tenentes e capitães das Forças Armadas, para uma receita infalível para se tornar um herói nacional: desertar, assaltar um arsenal do quartel, trair e assassinar alguns companheiros, assaltar alguns bancos, sequestrar alguns diplomatas e pronto: estará assegurada a sua medalha de mérito militar, talvez uma promoção post-mortem e a segurança financeira da sua família."
João Augusto Dias (Divinópolis, MG)

Dispensável
"Eleição é momento democrático, onde o direito humano escolhe seus representantes.
Voto é instrumento do ser humano, e não da publicidade. O Brasil não precisa de horário gratuito eleitoral."
Julio Martins de Carvalho e Sá (Assis, SP)

Ditadura legalizada
"O Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, em convênio com a Secretaria da Justiça e Segurança, criou o serviço de 'Disque-Denúncia', onde qualquer pessoa, sem se identificar, faz 'denúncias anônimas' pelo telefone.
O que a polícia fazia na ditadura com 'um pé na frente e outro atrás', hoje faz com 'o peito pra frente e com mandado judicial na mão'...
Com o 'Disque-Denúncia' foi legalizada a ditadura no Estado do Rio Grande do Sul..."
Sérgio José Toniolo (Porto Alegre, RS)

Texto Anterior: A "onda" de violência em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.