São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996 |
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Sazonalidade atinge maiôs
FREE-LANCE PARA A FOLHA As franquias de vestuário, mesmo as de moda para a praia, não compartilham o mesmo crescimento do setor de cosméticos, esporte, saúde e beleza.Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) estimam que houve uma queda de 23% no setor durante o ano passado. Para Lygia Moreno Bolzan, 39, sócia-franqueadora das lojas Lygia e Nanny, com três unidades próprias e duas franqueadas, "a situação do mercado está complicada". Ela diz ter "usado a cabeça" para conseguir se manter no mercado, mesmo durante o verão. O que significou minimizar os custos em R$ 30 mil e abusar da criatividade nos maiôs e biquínis. No alta temporada, quando as vendas melhoram, Lygia e sua irmã, Marianne Moreno Fry -a Nanny-, chegam a vender dez mil peças por mês. Estampas Elas acreditam que o diferencial de seus produtos fica por conta das estampas. Elas variam entre as óticas (em terceira dimensão) e as de ladrilhos -que imitam o fundo de piscinas. As sócias escolheram uma grade de tamanhos para atender todos os tipos de corpo. As coleções, feminina e masculina, são divididas em modelos clássicos, "teenager" e intermediário, além da linha infantil. "Vendo maiôs durante o ano todo. Mas biquíni é basicamente no verão", afirma Lygia. Para diversificar seus produtos e garantir mercado durante todo o ano, a empresa também passou a confeccionar roupas de ginástica. Reestruturação A Beach Way, franchising de moda praia, está reformulando seu sistema de franquias. Para isso, está investindo R$ 500 mil. Segundo Samuel Cordeiro Leal, 42, franqueador da empresa, 50%, das 25 mil peças que fabrica mensalmente, são biquínis. Para ele, "a qualidade do tecido fabricado no Brasil é superior ao americano e ao europeu". Ele não concorda com a maioria dos empresários do setor. Para Leal, "investir em moda, hoje, no Brasil, é um ótimo negócio. As confecções estão ficando mais profissionais". A empresa vende o ano inteiro. Nos meses de inverno, comercializa para o Norte e Nordeste, com uma loja própria em Belém (PA). Texto Anterior: Franquias de beleza faturam US$ 1,74 bi Próximo Texto: Franquias de beleza faturam US$ 1,74 bi Índice |
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