São Paulo, domingo, 18 de agosto de 1996 |
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Franquias de beleza faturam US$ 1,74 bi
FREE-LANCE PARA A FOLHA As franquias de esporte, saúde, beleza, perfumaria e cosméticos faturaram US$ 1,74 bilhão em 1995, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.Com a chegada do verão, muitas empresas se preparam para investir no mercado. A Exal'art, de cosméticos, vai investir R$ 500 mil na especialização de funcionários. A empresa está lançando uma nova linha de protetores solares e pretende aumentar as vendas em até 20%, diz José Eduardo Nascimento, 45, diretor de treinamento. Para ele, o mercado de cosméticos é um excelente negócio para um empreendedor sem experiência. "As pessoas são receptivas às marcas novas. A maioria não tem fidelidade aos produtos." Segundo Ala Szerman, 55, dona de uma marca que leva o seu nome, "qualquer tratamento de beleza deve ser iniciado de três a quatro meses antes do verão". Nesse período, suas franquias registram aumento de 45% nas vendas. Já para Hortência Boscolo, 52, presidente da Mahar -de cosméticos porta a porta-, "a procura de novos franqueados é grande, mas a efetivação é pequena". A empresa tem cem franqueados fixos e está investindo R$ 50 mil em propaganda e divulgação. Segundo o diretor-superintendente da L'acqua di Fiori, José Paulo Mesquita, 34, "o melhor período para abrir uma loja são os meses que antecedem o Natal". A previsão de faturamento da empresa para este ano é de R$ 80 milhões, de 25% a 30% maior que o do ano passado. Estética Os centros de estética também notam um aumento expressivo de clientes no segundo semestre. "O aumento mínimo foi de 50%", afirma Luiz Henrique Llovet, 50, diretor da Toning Systems. Além de bronzeamento artificial, a empresa está investindo em aparelhos de rejuvenescimento celular. Alguns empresários são mais otimistas. Virginia Campos, 27, assistente financeira da Vip Clinique, garante que a "estética é um mercado que não apresenta crise". "Durante o ano, trabalhamos com 50% da capacidade. No verão enche", afirma Vera Lúcia Rezende, 38, franqueadora da Inch by Inch - Ginástica Sem Esforço. Academias Com medo da saturação do mercado brasileiro, a De Rose -com 195 academias no Brasil- já colocou os pés no exterior. A rede tem 31 no Mercosul e 20 na Europa (Portugal e Itália). O principal curso da rede é o "yôga" (exercício biológico de filosofia hindu). Em outubro a rede registra o maior índice de alunos do segundo semestre, com um aumento de 30%, no total de 50 mil. Texto Anterior: Feira de cosméticos trouxe 900 marcas Próximo Texto: Sazonalidade atinge maiôs Índice |
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