São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Hackers' atacam em protesto

MARIA ERCILIA

em Fortaleza
A Universidade Federal do Ceará foi atacada na semana passada por "hackers", os piratas da Internet. A mensagem de apresentação da universidade na rede foi substituída por um texto de protesto contra a Embratel.
"Você acabou de chegar num site 'hackeado' pelo Inforoots... A Internet no Brasil está ficando pior a cada dia... Nós resolvemos começar, como protesto, a 'hackear' todos os provedores que pudermos, fazendo assim com que eles saiam do ar", dizia a mensagem deixada pelos piratas.
Ao menos na UFC eles tiveram sucesso em seu objetivo. A conexão da universidade ficou fora do ar por três dias, para a reconfiguração do sistema e adoção de novas medidas de segurança.
O ataque à universidade não foi o único. Um dia antes, 11 de agosto, a provedora de acesso WM, de São Paulo, teve sua página de abertura substituída por um texto semelhante ao da UFC, também com um protesto contra a Embratel.
Segundo a WM, a mensagem ficou apenas cerca de 15 minutos no ar. Mas foi o tempo suficiente para que alguns internautas lessem o protesto. O usuário Radoico Guimarães, da WM, enviou uma mensagem ao endereço eletrônico deixado pelos "hackers" e recebeu como resposta uma "explicação".
Os piratas da rede dizem que foram "obrigados" a prejudicar os provedores porque era a única forma de demonstrar o seu protesto contra o monopólio do Embratel.
(ME)

Texto Anterior: Guia de segurança
Próximo Texto: 'Sniffers' farejam mensagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.