São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Sniffers' farejam mensagens

DO UNIVERSO ONLINE; DA REPORTAGEM LOCAL

Uma variedade de programas de computador com nomes inofensivos forma o arsenal dos "hackers" e mesmo de provedores comerciais para arrancar informações dos usuários da Internet.
Os "sniffers" (farejadores) são programas especializados em interceptar mensagens de correio eletrônico e senhas de acesso.
Quando o usuário está tentando se conectar a seu provedor de acesso, o "sniffer" captura os pacotes de informação enviados pelo computador do usuário ao computador do provedor e depois os remonta para obter a senha.
Para evitar os "sniffers" existem as senhas dinâmicas. Elas são codificadas de formas diferentes a cada vez que trafegam pela rede.
Há outros riscos à privacidade do correio eletrônico, entretanto. Normalmente, o próprio administrador do sistema no qual o usuário tem conta possui recursos -mesmo que não os use- para ler as mensagens de seus clientes.
A vulnerabilidade do e-mail é tão grande que os veteranos da Internet costumam recomendar: "Não mande por e-mail algo que não queira ver impresso no jornal".
Outra ferramenta dos "hackers" são os "crackers" (quebrador). Como o próprio nome sugere, eles quebram senhas codificadas.
O "cracker" tenta quebrar o códigos "chutando" senhas comuns e combinando dados das vítimas.

Texto Anterior: 'Hackers' atacam em protesto
Próximo Texto: 120 computadores 'quebram' sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.