São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
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Estrela vai lançar 120 produtos

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma redução de preços de 45% e investimentos de R$ 18 milhões, a Estrela vai lançar 120 brinquedos para o Dia das Crianças e Natal. O objetivo é reverter o prejuízo de R$ 69 milhões de 1995.
A mais tradicional indústria de brinquedos do país decidiu adotar uma nova estratégia empresarial em resposta ao aumento do Imposto de Importação de brinquedos de 20% para 70%.
A estratégia, resultado de um longo processo de reestruturação, é baseada em preços mais competitivos e flexibilidade operacional.
Carlos A. Tilkian, presidente da Estrela, que adquiriu o controle da empresa de Mario Adler em abril, diz que a reestruturação permitiu uma redução de custos de 65%.
A empresa implantou o sistema de células de produção na fábrica de Guarulhos em São Paulo para diminuir a necessidade de capital de giro e cortou custos.
Depois dos ajustes e de 1.400 demissões, o quadro de funcionários caiu para um total de 480 pessoas. Mas, no último mês, com a mudança da política de importação, o número de funcionários saltou para 750, podendo chegar a 900 até o final do ano.
Tilkian espera um faturamento de R$ 120 milhões este ano, o que representa aumento de 5% em relação ao ano passado, o suficiente, diz, para a empresa apresentar um resultado positivo em 1996.
Lançamentos
Duas bonecas lideram os lançamentos da Estrela para o Dia das Crianças: a Tererê e a Amiguinha, de 93 cm.
Outras novidades são a Sapequinha, a primeira boneca que usa a técnica de fibra ótica (quando a menina passa perto dela, a boneca chora como se estivesse pedindo colo), e a Cambalhota, ambas produzidas no Brasil.
Tilkian diz que o aumento do Imposto de Importação deve levar a Estrela a produzir a boneca Barbie no país. Hoje, a boneca é importada por meio de um acordo da empresa com a Martel, dos EUA.
Novos segmentos
O lançamento de vídeos e lanternas com motivos infantis é mais uma novidade da Estrela neste segundo semestre.
"Decidimos entrar em outros segmentos ligados à criança, explorando nossa marca e usando os mesmos canais de distribuição", diz Tilkian.
Assim, a Estrela fez acordos operacionais para lançar até o final do mês a Estrela Vídeo.
O primeiro produto nesse segmento é uma fita de vídeo da Mônica, do cartunista Maurício de Souza. O segundo acordo foi feito com a Philips para a venda de lanternas com temas da Walt Disney.

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