São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
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Vendas de alimentos caem depois do Dia dos Pais

Shoppings dão descontos de até 50% e faturam mais

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas nos supermercados voltaram a cair durante a semana em São Paulo.
"Passou o Dia dos Pais e o ritmo de consumo enfraqueceu novamente", diz José Augusto Santana, diretor-presidente do Barateiro.
Segundo ele, a rede espera faturar neste mês 2% mais do que em julho. "No início de agosto prevíamos crescer mais do que isso."
Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), considera apenas uma "bolha" o aumento do consumo no início do mês.
"Depois do Dia dos Pais as vendas caíram. Se este mês for melhor do que julho é porque tem cinco finais de semana."
A rede Sé prevê para este mês faturamento 10% maior do que o do mês passado. "Tradicionalmente vendemos mais em agosto por causa da volta às aulas e do Dia dos Pais", diz Peter Hardtmeier, diretor-presidente.
Shoppings
O primeiro fim-de-semana de liquidação de inverno dos shoppings, que estão dando descontos de até 50%, fez aumentar significativamente o movimento nas lojas.
Cerca de 90 mil pessoas foram no sábado ao shopping Morumbi. Num sábado normal, esse número varia de 70 mil a 80 mil pessoas.
"Pelo movimento de pessoas achamos que as lojas estão faturando bem", diz Márcia Saad, gerente de marketing.
Segundo ela, no sábado que antecedeu o Dia dos Pais foram ao Morumbi cerca de 100 mil pessoas -número 12% maior do que o registrado em igual período do ano passado.
No shopping Iguatemi, a liquidação de inverno, que começou no último dia 1º, é responsável pelo aumento de 10% nas vendas sobre igual período do ano passado, diz Roberto de Carvalho, gerente.
(FF)

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