São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 1996
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Novo sistema de gestão diminui custos

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Um sistema de gerenciamento, iniciado há três anos no Brasil, está mudando a estrutura de grandes empresas. Departamentos como diretoria ou gerência administrativa estão sendo reduzidos. As empresas de quarterização, que administram serviços prestados por terceirizadas, estão ocupando estas funções.
"Mesmo terceirizando atividades como manutenção, segurança etc., as empresas precisavam de uma estrutura interna para administrar e fiscalizar a prestação dos serviços" afirma o consultor Wagner Luís Teixeira, da Trevisan.
As quarterizadoras desempenham essas funções, atuando como uma ponte entre a empresa e as terceirizadas, completa Teixeira.
Custos menores
Isso permite, segundo ele, que a empresa se concentre mais em sua atividade principal.
"A quarterização reduz ou elimina departamentos que estavam diretamente ligados à gestão dos serviços terceirizados, diminuindo os custos da empresa", afirma.
Teixeira diz que o objetivo não é dispensar funcionários e que muitos são absorvidos em outras atividades da companhia.
O empresário Ricardo Semler, do grupo Semco, criou duas empresas de quarterização por meio de joint ventures com companhias americanas.
A Semco Cushman, que existe há cerca de dois anos, administra serviços executados em prédios comerciais e tem como clientes as sedes do Banco Itaú, Cosipa, Usiminas e Banco Mundial, em Brasília. A empresa faturou US$ 10 milhões em 95 e está crescendo entre 20% e 25% ao ano, diz Semler.
A outra empresa, Semco Johnson Controls, está operando há seis meses, e gerencia, diz Semler, os serviços de manutenção elétrica e hidráulica, limpeza, segurança, entre outros, das lojas do Mappin.
"Há um momento em que as terceirizadas requerem um grande número de pessoas para administrar os serviços. É aí que entra a quarterizadora", diz.
Semler afirma que sua empresa fornece tecnologia de gestão de serviços. "Temos um grupo que só estuda limpeza do ponto de vista técnico. Podemos descobrir qual o menor número de pessoas é preciso para executar uma tarefa."
Qualidade
A empresa é remunerada em 50% da redução de custos que ela obtém para o cliente, diz Semler.
"Não faturamos com as pessoas que prestam serviços, diferentemente das terceirizadas. Economizamos de 10% a 15% do volume de despesas, sem mexer na margem de lucro dos fornecedores."
Oscar Noguchi, diretor da quarterizadora Foco Gerenciamento de Serviços, diz que é "perigoso" falar em redução dos custos.
"É possível ter qualidade e preço baixo, mas não a curto prazo. A diminuição de custos pode acabar não ocorrendo por criar problemas qualitativos à empresa", diz Noguchi.
Cesar Gomes de Mello, também da Foco, diz que a globalização dos mercados cria a necessidade de novas formas organizacionais.
Elas devem criar, segundo Mello, parcerias (como a quarterização de atividades) a fim de que a empresa se concentre nas suas atividades essenciais.
"A quarterizadora deve agregar valor aos negócios, facilitando a relação entre a empresa e seus fornecedores", diz Noguchi, que tem a Natura e a Tubos Tigre entre seus clientes.

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