São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Prioridade máxima; Perfil malufista; Jura de amor; Bomba-relógio; Coquetel molotov; Gota no oceano; Quem paga a conta; Santo de casa; Jogando a toalha; Tábua de salvação; Lição paulistana; Só falta Maluf; Queda-de-braço; Fugindo do frio; Mãozinha federal; Visita à Folha

DE ALDO REBELO (PC DO B), SOBRE A VIOLÊNCIA URBANA:

Prioridade máxima
Nas palavras de um ministro, após a reforma ministerial, o governo começa uma fase em que a economia estará submetida a um projeto político: o de reeleger FHC. Diz ser possível mudanças "à la Dornbusch" no Plano Real.

Perfil malufista
Para ajudar a aprovar a reeleição, o governo FHC espera criar um clima favorável na opinião pública e no Congresso, cumprindo o Plano de Metas. Três áreas são prioritárias: saúde, habitação e grandes obras.

Jura de amor
O PFL quer tranquilizar o presidente, que anda preocupado com a onda Maluf. Um cacique pefelista sintetiza o espírito da reunião da Executiva hoje em Brasília: "O PFL é Fernando Henrique desde criancinha".

Bomba-relógio
O ex-ministro Maílson da Nóbrega acha que os problemas do governo com o desemprego estão apenas começando. "Hoje só a indústria demite, daqui a pouco será a vez do comércio e dos bancos estaduais."

Coquetel molotov
Na avaliação de Delfim (PPB), o déficit público deve piorar em 97. Por três motivos: reeleição, aumento do funcionalismo (que foi negado em 96) e taxas de juros que devem voltar a crescer.

Gota no oceano
As 32 cidades do programa Alfabetização Solidária, coordenado por José Luiz Portella, foram adotadas por empresários. Ruth Cardoso e o ministro Paulo Renato estiveram ontem em São Paulo tratando do assunto.

Quem paga a conta
Antonio Ermírio de Moraes adotou as 13 cidades alagoanas do programa Alfabetização Solidária. A Bovespa e a BMF cuidarão de 12 municípios. Volkswagen e McDonald's assumirão uma localidade cada.

Santo de casa
Todas as 32 cidades do Alfabetização Solidária estão no Norte e Nordeste. Os empresários nordestinos adotaram só cinco.

Jogando a toalha
Em telefonema a um colega, o publicitário Geraldo Walter, que faz a campanha de Serra, deu a entender que considera irreversível o quadro atual da eleição paulistana. O candidato tucano não teria mais chances.

Tábua de salvação
Um coordenador da campanha de Serra acha que o milagre para derrotar Pitta é bater em duas teclas: a de que ele é incompetente e a de que a propaganda na TV vende uma mentira, um mar róseo que não existe.

Lição paulistana
Lideranças petistas estão preocupadas com o discurso de Maluf. Acham que o prefeito roubou a plataforma social do PT. E que sinaliza, na campanha de Pitta, as bandeiras para 98.

Só falta Maluf
Paes de Andrade (PMDB), candidato a presidente da Câmara contrário à reeleição de FHC, almoça hoje com Zé Dirceu (PT) e Aldo Rebelo (PC do B). No dia 29, o deputado cearense se reunirá com Sarney e Itamar.

Queda-de-braço
Apesar da pressão de parlamentares e governadores, o Planalto não reverá a medida provisória que limitou em 20% o desmatamento em propriedades na Amazônia. É o que diz Gustavo Krause (Meio Ambiente).

Fugindo do frio
A Marinha convidou Murilo Portugal (Tesouro) e Valdemar Giomi (Orçamento) para conhecer a base brasileira na Antártida. Os secretários recusaram a delicadeza, temendo que a passagem fosse apenas de ida.

Mãozinha federal
O governo vê uma alternativa para ajudar a esfriar as reclamações de discriminação feitas pela bancada nordestina: a Chrysler, montadora de automóveis americana, anunciar que sua fábrica se instalará no Nordeste.

Visita à Folha
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do subchefe para Assuntos Políticos, Sérgio França Danese.

TIROTEIO
- Os mesmos que usam a violência como discurso eleitoral sentam em cima de projetos para combatê-la. É o caso do Roberto Jefferson (PTB-RJ) em relação à iniciativa para limitar o comércio de armas e seu uso por civis.

Próximo Texto: Rejeição inesperada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.