São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRAS VISÕES SOBRE NADA

Antonio Candido, professor de teoria literária - "Lembro-me da dedicatória dos poemas de Mallarmé, que diz assim: 'Rien. Cette écume'. Em português, 'Nada. Esta espuma'. Lembro-me também de uma piada que ouvia quando menino: 'Nada é uma faca sem cabo que perdeu a lâmina'. É só o que sei sobre nada. Já é alguma coisa."
Oscar Niemeyer, arquiteto - "A arquitetura surge como expressão a partir do nada. O nada também faz parte da composição, pois a arquitetura é feita de volumes e espaços vazios. Mas a vida é mais importante que a arquitetura e, na vida, o nada é muito negativo. É o fim da gente."
Gilberto Gil, compositor - "O nada é uma boa idéia. É uma perspectiva interessante, um dos cenários possíveis para o devir. Na idéia de tudo está embutido o nada. Não se pode pensar em tudo sem pensar em nada. A gente deve considerar o nada. É uma boa meditação."
Scarlett Marton, professora de filosofia - "Nesse fim de século, a questão acerca do nada é ainda mais pertinente na medida que estamos diante do avanço do niilismo. Quando visões de mundo, ideologias e valores que estiveram em voga durante séculos no mundo ocidental estão se modificando, não há como não se defrontar com nada. Nada é total ausência de sentido, completa falta de pontos referenciais."
Jean-Claude Bernardet, professor de cinema - "Nada, no cinema, é o 'espaço off', que circunda a tela, a parte do filme que não se vê. A tela recorta, mas um filme prolonga-se para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita. Este 'espaço off' pode ser trabalhado dramaticamente e essa é uma das grandes experiências cinematográficas."
Costanza Pascolato, consultora de moda - "Em moda, dizemos 'Isto é nada' quando é ruim. Nada é algo que não significa."
Ivaldo Bertazzo, bailarino - "Nada é o corpo relaxado. O homem precisa ter considerável tensão. Gosto de uma mão contraída, que deseja pegar algo. É nada esta idéia de que precisamos ser soltinhos. O ser humano precisa se organizar dentro de sua tensão."
Bob Wolfenson, fotógrafo - "Nada é um filme virgem."
Tom Zé, compositor - "Nada é a inanição cósmica."
Paulo Renato Souza, ministro da Educação - "Tenho muita dificuldade em falar sobre nada porque pauto todas as minhas ações com algum objetivo. Mas admiro quem possa fazê-lo. Quem pode pensar sobre nada, não tem infarto nem precisa de ponte de safena."
Tim Maia, compositor - "Nada é o que Fernando Henrique está fazendo pelo Brasil."

Texto Anterior: Leia alguns "nadas" de Barros
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.