São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preto-e-branco abre o festival de curtas

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Começa hoje, com uma sessão especial para convidados no Cinesesc, o 7º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Até o próximo dia 31 o festival vai exibir 269 filmes de 52 países.
No programa de abertura, o preto-e-branco dá o tom. Três dos cinco filmes programados dispensam a cor: o brasileiro "Nos Tempos do Cinematógrapho" (1996), de Kika Lopes, o colombiano "A Viagem" (1995), de Ricardo Coral-Dorado, e o húngaro "Vento" (1996), de Marcell Ivanyi.
Completam o programa o japonês "The Faster Food" (1995), do mago da TV de alta definição Hideo Nakazawa, e o irlandês "35 Contra Um" (1995), de Damien O'Donnell.
Nakazawa, convidado pelo festival, já está em São Paulo. No próximo dia 29 ele dará uma conferência ilustrada por seus filmes no Espaço Unibanco de Cinema, em evento promovido pela Folha. A palestra se repete dia 31 no MIS.
O irlandês "35 Contra Um" faz parte de um dos programas em que se divide o festival, dedicado a curtas sobre futebol.
Cinema de bolso
Um dos eventos mais curiosos programados para o festival é a performance interativa "Cinema de Bolso", do cineasta austríaco Gustav Deutsch.
O próprio Deutsch virá comandar o evento, que consiste na distribuição de cem maquininhas de projeção de 10 cm e cem pedaços de celulóide à platéia.
Cada espectador opera sua própria maquininha durante um minuto, depois entrega o filminho a seu vizinho. Em uma hora, todos os espectadores terão visto todos os filmes.
A performance, que estreou mundialmente no Festival de Roterdã deste ano, será realizada no próximo sábado, às 19h, e no dia 27, às 21h, sempre no Espaço Unibanco de Cinema, sala 4.
Efeito curta
Outro destaque do festival, este ano, é a inclusão de um programa de longas-metragens que, de algum modo, são influenciados pelos curtas. A mostra, intitulada "Efeito Curta", foi organizada pelo crítico Amir Labaki, articulista da Folha, e exibirá 16 filmes no Cinesesc.
Entre os títulos programados estão "Estranhos no Paraíso", de Jim Jarmusch, "Um Z e Dois Zeros", de Peter Greenaway, e "O Mandarim", de Julio Bressane.

Evento: 7º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
Quando: de 23 a 31 de agosto
Onde: Cinesesc, Centro Cultural Vergueiro, MIS, Espaço Unibanco de Cinema Entrada: franca

Texto Anterior: Ator inglês quebra perna durante peça
Próximo Texto: Nakazawa junta tecnologia e arte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.