São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afif propõe Proer para micro e pequenas

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Guilherme Afif Domingos, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), propôs ontem em Recife (PE) "a criação de um Proer para as micro e pequenas empresas".
O Proer é um programa de auxílio aos bancos criado pelo governo federal no ano passado. O programa para as empresas, segundo Afif, se chamaria Promicro e beneficiaria aquelas "que não estão conseguindo pagar suas dívidas".
O montante dessas dívidas chega a R$ 8 bilhões, conforme Afif, que também é presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil.
Ele disse que, sem o Promicro, "milhares de micro e pequenas empresas vão fechar, gerando tensão social causada pelo desemprego e colocando em risco o Plano Real".
Entre outros pontos, o Promicro defendido por Afif reduziria em 30% o débito dos micro e pequenos empresários e possibilitaria financiamentos a juros de 12% a 15% ao ano.
Quebrando traficante
Hoje, segundo Afif, as empresas pagam juros de até 60% ao ano. "Uma taxa dessas quebra até traficante", disse ele. "É mais lógico salvar a empresa do que depois ter que salvar o banco que quebrou porque a empresa não pagou", afirmou ele, ao comparar o Promicro ao Proer.
Afif disse que há 40 dias teve um encontro com o ministro da Fazenda, Pedro Malan, quando lhe entregou a proposta do Promicro. Afirmou que eles dois deverão encontrar-se novamente no início de setembro, em Brasília, para tratar do assunto.
Na próxima quarta-feira, deputados que integram a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa vão se reunir em Brasília para discutir o estatuto do setor e o Promicro.
Afif disse que a frente tem cerca de 280 deputados e que eles devem apoiar a proposta do Promicro. Ele esteve em Recife para se reunir com superintendentes do Sebrae.

Texto Anterior: PIB per capita cai no 2º ano do Real
Próximo Texto: Petrobrás tem lucro de R$ 303 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.