São Paulo, sábado, 24 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moto-perpétuo

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Em seis horas de reunião FIA e Foca resolveram mudar a cara da F-1 a partir do ano que vem.
Enquanto o mundo discutia soluções para a falta de competitividade, os barões foram rápidos e, numa penada, acabaram com a sexta-feira, dilataram o calendário, abriram as portas para o terceiro carro e ainda redividiram o bolo que arrecadam com as TVs.
Com tanta mudança, teve os que não assinaram o novo "Pacto de Concorde" -o nome vem do endereço da FIA em Paris, a place de La Concorde.
Ken Tyrrell e Ron Dennis recusaram assinar o documento. Frank Williams rubricou, mas desistiu quatro dias mais tarde.
Por quê? Disse, na Bélgica, que a coisa ficaria perigosa, com o menor tempo de ajustes nos monopostos. O quê? Lembrou de Imola?
Soou a desculpa esfarrapada. Na verdade, os três times ingleses não gostaram de ter que dividir o dinheiro.
Pior, comenta-se que nem seria essa a maior preocupação. A tal transmissão interativa, batizada de "Supersignal", que será ofertada a cabo aos telespectadores, parece ser o outro pomo da discórdia.
A taxa ecclestoniana, como em outras oportunidades, estaria elevada demais.
Mas por quê, então, Ferrari e Benetton concordaram?
A Ferrari, obviamente, por estar na lama há tempos. Menos treinos e testes, que também foram limitados pelo pacto, tornariam a disputa mais imprevisível, bom para quem tem piloto que tira água de pedra.
Os motivos da Benetton credito ao pragmatismo de Flavio Briatore. Sabe que tem poucas chances contra o poderio técnico da Williams. E, talvez, tenha pensado no futuro -ele é o sucessor natural de Ecclestone.
Pode até ser que a dissidência do trio britânico provoque alterações no plano inicialmente traçado. Creio, porém, que o caminho é sem volta.
Basta acertarem as cifras.

Texto Anterior: Violência das organizadas está enterrada
Próximo Texto: Dança da chuva; Negócios; Fim-de-semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.