São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos enfrenta tráfico de drogas

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O tráfico de drogas está na raiz da criminalidade praticada na região de Santos, segundo avaliação da Polícia Civil na Baixada Santista.
Segundo a Delegacia Seccional de Polícia de Santos, a cidade responde por 48,8% das 763 ocorrências envolvendo tráfico e uso de drogas registradas de janeiro a julho deste ano na Baixada Santista.
Em 1995, as ocorrências relacionadas a entorpecentes em Santos representaram 54,8% do total de toda a Baixada Santista, que inclui Bertioga, Cubatão, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.
"O tráfico está na origem de outros tipos de crime porque o consumidor que não tem dinheiro vai roubar para comprar droga", afirma o delegado regional de Polícia do Litoral, Geraldo Camargo, 58.
As estatísticas da polícia no item roubos comprovam a tese. Santos é a cidade da região onde mais se roubou neste ano (1.330 ocorrências). A segunda é Guarujá (926), a terceira, São Vicente (862), e a quarta, Praia Grande (427).
Mas se os números indicam que a quantidade de casos de roubo, tráfico e consumo de drogas em Santos é maior que em outros municípios da região, mostram também que os crimes com morte (homicídios e latrocínios) não estão concentrados na cidade.
A cidade com maior número de assassinatos registrados neste ano na Baixada Santista foi São Vicente, onde um terço da população mora em favelas. Houve 72 homicídios de janeiro a julho.

Texto Anterior: Crimes brutais mobilizam cidade
Próximo Texto: Casal troca São Paulo por Ceará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.