São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal troca São Paulo por Ceará

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PARAMOTI (CE)

O catarinense aposentado João Rodrigues Cordeiro, 82, e sua mulher, a gaúcha Maria de Lourdes Wobeto Cordeiro, 71, escolheram Paramoti para passar o resto de suas vidas devido à "fama de paz" que existe em torno da cidade.
Casados há 54 anos, Cordeiro e Lourdes moraram por 29 anos entre Itararé (SP), onde tinham uma fazenda, e São Paulo, onde moravam os filhos.
Em 1975, uma das filhas do casal morreu em um acidente de carro, deixando a família traumatizada. No ano seguinte, eles resolveram sair de São Paulo e foram morar perto do filho, João Antonio Rodrigues Cordeiro, que tinha negócios em Imperatriz (MA).
O sonho da vida tranquila numa fazenda em Imperatriz durou 15 anos, até o casal ser assaltado duas vezes. Há cinco anos, o casal se mudou para o Ceará.
A decisão de morar em Paramoti surgiu há dois anos, depois que o casal leu uma reportagem sobre a tranquilidade da cidade.
"Foi um caso de amor à primeira vista, juntamos nossas economias e compramos um sítio aqui", diz Cordeiro.
O cotidiano de Cordeiro divide-se entre os cuidados com uma criação de gado e a aradura dos 4,5 hectares do "Rancho Diplomata". Lourdes cuida do pomar e da criação de animais domésticos. O sítio tem piscina, açude e um playground para os netos em férias.
Cordeiro diz que a medida de sua despreocupação com segurança é o costume de dormir, nas noites mais quentes, com as portas da casa abertas. O casal diz que ficou assustado com as recentes notícias de violência em São Paulo.
"Quando vejo na TV a violência em São Paulo, eu me preocupo com meus parentes que moram lá e me arrependo de ter passado 29 anos sentindo medo. Eu não troco a paz daqui por nada neste mundo", diz Lourdes Cordeiro.

Texto Anterior: Santos enfrenta tráfico de drogas
Próximo Texto: Patrulha vigia escolas 'perigosas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.