São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996 |
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Aprenda como administrar com eficiência seu tempo no trabalho
ENRIQUE JURADO
1 Defina metas 2 Planeje estratégias 3 Estime o tempo necessário 4 Comece pela mais importante 5 Concentre-se e vá até o fim Saber aproveitar bem o tempo é uma das habilidades mais importantes de qualquer tipo de profissional. Peter Drucker, considerado o "gurus deste final de século", deve ter razão quando afirma que "quem não sabe administrar seu tempo não pode administrar qualquer outra coisa". O tempo vale ouro, apesar de muitos de nossos comportamentos no trabalho possam dar a entender que ele é como chiclete -pode ser esticado e alargado. Ledo engano. O tempo é limitado, e nossa tarefa fundamental é saber administrá-lo como se fosse dinheiro. Na realidade, o tempo possui um valor. Seu aproveitamento inadequado tem um custo. Qualquer executivo deve saber calcular quanto vale o tempo, afirma Francisco Rodriquez Márquez, sócio-consultor da Casma. "Por exemplo, quando o diretor de um departamento convoca toda a sua equipe, precisa saber que essa reunião tem um preço." Um preço baseado no fato de que os diferentes executivos e profissionais da empresa deixam de fazer outra coisa para ir à reunião -as ineficiente supõem uma perda de tempo e de dinheiro. Reuniões excessivas, não recusar visitas inoportunas ("Você teria um minutinho?") ou a má administração dos telefonemas são alguns dos "ladrões de tempo". José Acosta, diretor da Acción Training e autor de vários manuais sobre o assunto, diz que alguns métodos simples de organização aumentam a eficácia das ações. "Ter bem claros os objetivos de toda reunião que se convoque ou agrupar os telefonemas e visitas de colaboradores num período de tempo limitado, por exemplo." "O pior e o melhor são inimigos do bom", diz Acosta. Duas coisas prejudicam o uso eficiente do tempo: perfeccionismo excessivo e o contrário, trabalho malfeito. Cinco ações metódicas ajudam na gestão do tempo: 1 - Priorizar assuntos: distinguir entre o importante e o urgente; 2 - Elaborar um plano de trabalho (anual, mensal e semanal); 3 - Criar o hábito de analisar o que foi feito e o que está pendente; 4 - Delegar tarefas; 5 - Administrar bem as reuniões e as equipes de trabalho. "Os grandes planejadores muitas vezes são maus executores de ações concretas", diz Márquez. Tradução de Clara Allain. Texto Anterior: Funcionário desmotivado é improdutivo Índice |
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