São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música em campings é paga

The Wall Street Journal
de Nova York

DE NOVA YORK

No acampamento de bandeirantes de El Diablo, na Califórnia (Costa Oeste dos Estados Unidos), 214 garotas estavam aprendendo a dançar a "Macarena".
"No ritmo da música que foi o sucesso do verão, elas iam colocando as mãos nos quadris e rebolando. Em absoluto silêncio", diz o jornal americano.
"Ontem eu avisei a elas que poderíamos ser processadas se tocássemos a música", disse ao diário Teesie King, chefe do grupo.
A estranha aula de dança sem música se deve ao fato de que a Associação Americana de Autores, Compositores e Editores (Ascap) informou a todos os campings, parques e instalações de lazer do país inteiro que teriam de pagar direitos autorais por todas as músicas que tocassem.
As músicas não podem nem sequer ser cantadas sem que se pague, informa o "Wall Street".
"Eles compram papel e cola para seus trabalhos manuais, também podem pagar pelas músicas que cantam em torno da fogueira", explicou ao jornal norte-americano John Lo Frumento, chefe de operações da associação.
"Não haverá mais 'Edelweiss' sem taxa. Um porta-voz da associação disse que 'Kumbaya' não está na lista deles", diz o jornal sobre músicas queridas de bandeirantes e escoteiros.
Pena
A diretora do grupo de El Diablo disse ao "Wall Street Journal" que, quando recebeu o aviso da associação de autores, achou "que eles estavam brincando".
"Mas é bastante ameaçador. Disseram-nos que a pena pode ser de US$ 5.000 e seis dias de cadeia", afirma Sharon Kosch.
A associação norte-americana vai cobrar dos campings de acordo com o tamanho e com o período em que eles operam.
O campo de bandeirantes de El Diablo teria de pagar US$ 591 por este verão (no hemisfério norte).
Como não tem dinheiro, preferiu que suas garotas aprendessem a "Macarena" em silêncio, diz o "Wall Street Journal".
"Compositores são pequenos negociantes que fazem canções para viver", justifica Frumento.
"Eles precisam receber o dinheiro dos direitos autorais para poder mandar suas filhas aos acampamentos também."

Texto Anterior: Índia faz de ferrovia só atração turística
Próximo Texto: Madre Teresa melhora, mas seu estado é grave; Lebed vai à Tchetchênia tentar acordo de paz; Clinton adota medidas a favor de imigrantes; Furacão Dolly mata no México e se enfraquece; Presidente equatoriano limita venda de álcool
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.